Uma equipa da RTP foi esta quinta-feira agredida de forma violenta perto de uma Escola Básica dos Lóios, em Chelas, Lisboa. A notícia foi avançada pelo jornal PÚBLICO que terá contactado a PSP e fontes da RTP.

Os jornalistas já estariam na escola para investigar o caso de uma criança de 12 anos que terá alegadamente violado outra de 9 anos. As famílias também se encontravam na escola para uma reunião quando se envolveram em agressões. A equipa da RTP acabaria, mais tarde, por ser atingida pelas agressões.

A equipa da RTP incluía dois jornalistas: um operador de imagem e um redator. O operador de imagem foi internado no Hospital de São José, depois de ter sido agredido com um banco e com vários pontapés na cabeça. A câmara do jornalista ficou parcialmente destruída.

Outra equipa de jornalistas que se dirigiu à mesma escola só conseguiu sair do estabelecimento com uma escolta policial.

Segundo a subcomissária Helga, do Comando de Lisboa da PSP, em declarações ao PÚBLICO, no final da tarde foi identificado um dos supostos agressores e detido outro homem por resistência à autoridade. A PSP recuperou ainda um relógio que terá sido roubado ao operador de imagem.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) já se pronunciou sobre a situação. Num comunicado enviado à agência Lusa, o SJ disse que condena e lamenta esta agressão que carateriza como “inadmissível num Estado onde o direito à informação é constitucionalmente garantido”. O Sindicato apelou ainda às autoridades que façam um apuramento de responsabilidades, mostrando-se disponível para apoiar os jornalistas em causa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR