A atriz Claudia Cardinale surge sorridente, a dançar e a rodopiar a saia no novo cartaz do Festival de Cannes, que começa a 17 de maio e termina a 28 do mesmo mês. Até aí tudo bem. Mas há quem aponte o dedo para o facto de o corpo da atriz estar visivelmente mais magro quando comparado com a imagem original, datada de 1959 e tirada em Roma.

https://twitter.com/BARFH/status/847111046494072833

A organização da 70º edição do festival está a ser acusada de ter retocado o corpo da atriz italiana, ao nível das coxas e da cintura. A notícia está a circular na imprensa internacional, com muitos meios a comentar o sucedido — o francês Liberation escreve que “Claudia Cardinale diminuiu um número na saia após um rodopio”. Já o Le Monde, que também não ficou indiferente ao assunto, disponibiliza uma ferramenta que permite comparar as duas fotos.

“Festival Cannes, festival sexista… Porquê? A Claudia Cardinale original é tão bonita!”

Entretanto, a organização do festival já veio a público defender o poster, com o diretor Thierry Fremaux a dizer à agência AFP que o mesmo foi muito bem recebido. A própria Claudia Cardinale parece não ter problemas com a imagem retocada. Citada pela AFP, a atriz diz que “a imagem foi retocada para acentuar o efeito de leveza e para me transportar para uma personagem de sonho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta preocupação pelo realismo não tem lugar aqui e, enquanto feminista assumida, não vejo qualquer afronta ao corpo feminino. Há mais coisas importantes para discutir no mundo. É apenas cinema”, continuou a atriz, hoje com 78 anos.

Num comunicado anteriormente divulgado pela organização do festival, Cardinale é citada dizendo-se honrada por estar em grande destaque no póster.

Nascida na Tunísia, Claudia Cardinale iniciou a carreira depois de vencer um concurso de beleza. Ficou conhecida pelos papéis desempenhados sobretudo nas décadas de 1960 e 1970.