Carlos Xistra foi o árbitro nomeado para dirigir o Benfica-FC Porto do próximo sábado, encontro a contar para a 27.ª jornada da Primeira Liga que se realiza no próximo sábado, 1 de abril, no Estádio da Luz, às 20h30. De referir que o leque de opções já tinha sido desfalcado por Artur Soares Dias (questões regulamentares, depois do Feirense-Benfica há duas jornadas) e Jorge Sousa, que terá contraído um problema físico no início da semana.

O árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco leva um total de 25 jogos na presente temporada, entre Primeira Liga, Segunda Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. Curiosamente, dirigiu dois encontros de Benfica e FC Porto, sempre com vitórias de ambos: esteve nos triunfos dos encarnados com o Marítimo (Taça de Portugal, casa, 6-0) e com o V. Guimarães (Taça da Liga, fora, 2-0) e dos azuis e brancos com o Sp. Braga (casa, 1-0) e o V. Guimarães (fora, 2-0), a contar para a Primeira Liga. Assim, o juiz albicastrense estará também pela primeira vez num jogo das águias para a principal competição nacional.

Funcionário público de 43 anos, Carlos Xistra é um dos árbitros internacionais do quadro nacional e, em paralelo, um dos mais experientes da atualidade. A última vez que tinha estado num clássico foi curiosamente no Estádio da Luz, na meia-final da Taça de Portugal de 2010/11, quando o FC Porto venceu o Benfica por 3-1. O albicastrense, juiz da Primeira Liga desde 1999 depois de ter sido jogador até aos juniores em clubes como o Estação ou o Sp. Covilhã, esteve também na Supertaça de 2004, quando o FC Porto venceu o Benfica por 1-0.

Se olharmos para jogos grandes, o último do árbitro de Castelo Branco tinha sido o Benfica-Sporting de 2015, que terminou com a vitória dos leões por 3-0.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR