Rádio Observador

Coreia do Sul

Retirado do fundo do mar ‘ferry’ sul-coreano que naufragou com mais de 300 pessoas

As autoridades sul-coreanas resgataram o 'ferry' Sewol, que estava no fundo do mar desde que se afundou em 2014, causando a morte de mais de 300 pessoas, a maioria estudantes.

A investigação oficial concluiu que o Sewol foi modificado ilegalmente com o conhecimento dos reguladores

YONHAP/EPA

As autoridades sul-coreanas conseguiram recuperar e levar até ao porto o ‘ferry’ Sewol, que estava no fundo do mar desde que naufragou em 2014, causando a morte a mais de 300 pessoas, na maioria estudantes. O Sewol foi transportado para o porto de Mokpo esta sexta-feira e será colocado em terra para continuar a busca pelas nove pessoas ainda desaparecidas desde o acidente, disse um porta-voz do Ministério de Pesca e Assuntos Marítimos à agência Yonhap.

A operação para levar o ‘ferry’ de 6.825 toneladas e 145 metros para terra foi iniciada há oito dias. O navio estava a cerca de 40 metros de profundidade no leito marinho. O naufrágio do Sewol ocorreu a 16 de abril de 2014 e é considerado o pior acidente marítimo na história da Coreia do Sul.

No total morreram 304 pessoas, incluindo tripulantes e passageiros, a maior parte estudantes do secundário que estavam a fazer uma viagem de finalistas. A investigação oficial concluiu que o Sewol foi modificado ilegalmente com o conhecimento dos reguladores, que levava mais do dobro da carga permitida e que ocorreram vários erros humanos no processo de retirada, o que levou a justiça a condenar o capitão do navio a prisão perpetua.

O caso também desencadeou várias críticas à atuação da ex-Presidente sul-coreana que demorou várias horas a aparecer em público após o naufrágio.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Cooperação económica

De braço dado com Angola

José Manuel Silva

O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)