O AMG GT Concept, revelado ao mundo no recente Salão de Genebra, vai revolucionar a oferta da Mercedes. Concebido como uma luxuosa berlina desportiva, visando concorrentes como o Porsche Panamera, este concept car ainda é assinado pela Mercedes-AMG, mas é bem possível que, a partir de Setembro, seja o segundo elemento da AMG como marca independente, sendo que o primeiro deverá ser o superdesportivo com mais de 1.000 cavalos, conhecido de momento apenas como Project One.

Na maioria das vezes, os concept cars são veículos que nem sequer andam, servindo apenas para testar uma solução estética para um novo modelo. Mas este não é o caso do GT, que foi visto a abandonar o certame helvético pelos seus próprios meios, com o mesmo à vontade de um veículo produzido em série.

O motor que o anima é o V8 da Mercedes-AMG, com 4 litros e dois turbocompressores, um para cada bancada de cilindros, que já conhecemos em alguns outros modelos da gama. A unidade motriz a gasolina é depois complementada por outra, desta vez eléctrica, transformando o GT Concept num híbrido, com quatro rodas motrizes e um total de 815 cv, que deverá ser capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos.

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A prova que o GT Concept está muito próximo de entrar em produção é a quantidade de protótipos camuflados que têm sido vistos a circular em todo o tipo de condições, desde na neve e gelo da Lapónia, até ao asfalto sinuoso do circuito de Nürburgring, para garantir que o seu comportamento numa utilização desportiva está à altura dos pergaminhos da AMG. A denominação do novo modelo deverá ser GT4 (devido às quatro portas), uma vez que a sua estética, sobretudo ao nível da frente, deriva da que caracteriza o coupé desportivo AMG GT.

Em Setembro, durante o próximo Salão de Frankfurt, altura em que as comemorações dos 50 anos da AMG atingem o ponto mais alto, com a esperada apresentação do Project One, será igualmente apresentada a versão definitiva deste concorrente do Panamera, cujas entregas a clientes se iniciarão em 2018.

De recordar que a AMG, criada em 1967, foi um preparador independente durante anos de carros de competição e transformador de veículos de série. Passou a ser controlada pela Mercedes em 1999, construtor que assumiu a totalidade do capital em 2005, integrando-a na Mercedes AG como a divisão de veículos desportivos, e que agora os alemães estarão a tentar transformar em marca própria, segundo alguns rumores.