A circulação ferroviária no troço da Linha do Norte entre Pampilhosa e Coimbra vai manter-se interrompida pelo menos até ao final da manhã de segunda-feira, após um descarrilamento no sábado, informou este domingo a Infraestruturas de Portugal.

A Linha do Norte está cortada à circulação ferroviária desde as 18:10 de sábado, devido ao descarrilamento de um comboio de mercadorias, junto a Adémia, Coimbra, que não causou feridos.

A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa que resultou da fusão da REFER com a Estradas de Portugal, informou este domingo em comunicado que, “da avaliação já realizada pelos técnicos no local, conclui-se que a desobstrução das vias e intervenção para a reparação dos estragos que permita o restabelecimento da circulação ferroviária se irá prolongar pela noite de domingo e, pelo menos, durante a manhã de segunda-feira”.

A IP refere que, imediatamente após o descarrilamento, deslocou para o local “os meios técnicos e deu inicio aos trabalhos de remoção e limpeza da via, com vista à reposição das condições de circulação com a maior brevidade possível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, adianta a empresa, “face à quantidade e dimensão dos materiais acidentados (um total de 10 vagões, alguns deles cisternas carregadas de cimento), os trabalhos revestem-se de elevada complexidade e morosidade não sendo ainda possível adiantar quando se poderão dar por concluídos”.

Segundo o comunicado, o descarrilamento provocou “extensos danos na via e catenária”. A IP diz ainda que fará uma atualização da informação na segunda-feira, pelas 09:00.

Os passageiros que planeiam utilizar a linha ferroviária do Norte terão de recorrer ao autocarro para fazer o trajeto entre Coimbra e Pampilhosa. Este transporte em autocarro está a ser assegurado pela CP que informou este domingo à noite que o transporte de passageiros em autocarros entre Pampilhosa e Coimbra B será mantido, “na medida do possível”, até à reposição da circulação de comboios entre as duas estações, interrompida desde sábado.

Em comunicado, a transportadora ferroviária refere que “está já a mobilizar todos os meios disponíveis para dar continuidade, na medida do possível, ao transporte alternativo rodoviário no dia de amanhã [segunda-feira] e até à reposição da circulação”, que foi cortada devido ao descarrilamento de um comboio de mercadorias junto a Adémia, Coimbra, sem causar feridos.

Justificando a morosidade no restabelecimento da circulação ferroviária, a Infraestruturas de Portugal apontou hoje que o descarrilamento do comboio de mercadorias – 10 vagões, alguns deles cisternas carregadas de cimento – provocou “extensos danos na via e na catenária”.

Artigo atualizado às 23h00 com informação da CP sobre o serviço de autocarros entre Pampilhosa e Coimbra B