Francisco Queirós, professor de história e atual vereador a tempo inteiro, vai encabeçar a lista da CDU (Coligação Democrática Unitária) à Câmara de Coimbra, anunciou esta segunda-feira esta força política.

Reeleito vereador em 2013, o representante da CDU no executivo municipal de Coimbra é responsável pela promoção e reabilitação de habitação, pela gestão do parque de habitação e pelo gabinete médico-veterinário.

Licenciado em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Francisco Queirós, de 52 anos, exerceu, enquanto professor do ensino secundário, diversos cargos de gestão escolar, foi dirigente sindical e é membro do Comité Central e da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP.

“A CDU apresenta-se em todo o país com o seu projeto alternativo e o caráter distintivo da sua ação autárquica”, afirma a coligação integrada pelos comunistas, numa nota enviada esta segunda-feira à agência Lusa, revelando o nome do seu candidato à Câmara de Coimbra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Coimbra, a CDU “apresenta-se como voz imprescindível ao serviço das populações, afirmando o seu projeto, o caráter diferenciador das suas propostas e opções, a dimensão de alternativa clara e assumida à gestão e projetos de outras forças políticas, sejam PSD e CDS, seja PS ou BE, seja de candidaturas ditas independentes, mas que, na realidade, estão intimamente ligadas aos interesses de grupos económicos, que tanto têm condicionado o desenvolvimento do concelho de Coimbra”, sustenta a mesma nota.

O executivo Municipal de Coimbra é formado por cinco eleitos do PS, quatro da coligação PSD/PPM/MPT, um da CDU e um do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC).

Para a presidência da Assembleia Municipal de Coimbra, a CDU volta a candidatar Manuel Rocha, de 54 anos, músico e professor de violino, membro e cofundador da Brigada Vitor Jara e diretor do Conservatório de Música de Coimbra.

Líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal de Coimbra, Manuel Rocha é dirigente do Sindicato dos Professores da Região e também integra a Comissão Concelhia de Coimbra do PCP.

Além de Francisco Queirós, já foram anunciadas as candidaturas à liderança da Câmara de Coimbra do atual presidente do município, o socialista Manuel Machado, do médico Jaime Ramos, pela coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT, de Vítor Ramalho, pelo PNR, e de José Manuel Silva, pelo movimento Somos Coimbra.