O inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), de 49 anos, não terá feito uma curva ligeira à esquerda numa estrada perto da Pedrulha, nos arredores de Coimbra, tendo acabado por atropelar mortalmente uma mulher de 52 anos, que se deslocava na berma da estrada, a 27 de novembro de 2014.

De acordo com o despacho de acusação a que a agência Lusa teve acesso, o inspetor-adjunto do SEF recusou-se a fazer o teste de alcoolemia no local, tendo acabado por ser detido e submetido a análises ao sangue no hospital, que revelaram que tinha uma taxa de alcoolemia superior a 4,2 gramas/litro de sangue.

O inspetor-adjunto “não estava minimamente em condições de conduzir”, sublinha o Ministério Público (MP), considerando que este praticou uma condução “temerária, desatenta, irresponsável e irrefletida”.

Dois dias antes do acidente, o arguido tinha sido apanhado a conduzir com uma taxa de álcool de 3,838 gramas/litro, na zona de Aveiro, e dois meses antes tinha acusado uma taxa de alcoolemia de 3,67 gramas/litro, quando seguia na autoestrada 25, refere a acusação.

Segundo o MP, o inspetor-adjunto do SEF já tinha sido condenado por um crime de desobediência e por dois crimes de condução de veículo em estado de embriaguez e um crime de uso e porte de arma sob o efeito de álcool.

Na primeira condenação, foi aplicada uma multa e, na segunda, uma pena de prisão de sete meses suspensa na sua execução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR