A modelo norte-americana, e membro do clã Kardashian, Kendall Jenner está no epicentro de mais uma polémica. Tudo por causa da sua participação no mais recente anúncio publicitário da marca de refrigerantes Pepsi.

A ideia era apelar à igualdade e harmonia entre todos, mas as intenções da marca de refrigerantes saíram ao lado. A contestação centra-se exatamente na escolha da personagem principal do anúncio, Kendall Jenner: uma super-modelo branca para desempenhar o papel de uma negra numa manifestação contra o racismo.

A Pepsi inspira-se na mais icónica imagem das manifestações do ano passado em várias cidades norte-americanas contra a violência policial contra cidadãos negros: aquela em que Leisha Evans aparece sozinha, desarmada, em frente a polícias de intervenção em Baton Rouge, no Louisiana (EUA).

A imagem de Leshia Evans correu o mundo quando em julho do ano passado ‘enfrentou’ a força policial numa manifestação

No anúncio, cuja tema central é uma manifestação que junta pessoas de várias raças, religiões e orientações sexuais que lutam de pela igualdade, Kendall deixa uma sessão fotográfica a meio para se juntar ao protesto. Depois, a modelo chega à linha da frente da manifestação e entrega uma lata de Pepsi a um dos polícias, numa clara alusão à imagem de Leisha Evans.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://youtu.be/DSSCjj8uCFg

A atitude gerou muitos sorrisos e aplausos no anúncio, mas muita irritação e contestação nas redes sociais.

As ondas de choque foram tantas que a Pepsi teve de defender o ponto de vista que a marca quis passar no anúncio. Segundo um comunicado, citado pela BBC, “este é um anúncio global que reflete pessoas de diferentes esferas da vida que se juntam em espírito de harmonia.” “Pensámos que seria uma mensagem importante de transmitir”, pode ler-se.

Contudo, o anúncio acabou por ser cancelado no final da tarde desta quarta-feira. A Pepsi já pediu desculpa na sua página oficial do Twitter. “A Pepsi estava a tentar projetar uma mensagem global de unidade, paz e compreensão. Claramente, falhámos e pedimos desculpa. Não tínhamos intenções de minimizar qualquer assunto sério. Vamos remover o conteúdo e interromper qualquer novo . Também pedimos desculpa por colocar a Kendal Jenner nesta situação”.