A Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD) está a estudar a possibilidade de fazer algumas alterações nas sanções penais tendo em vista a erradicação da violência no desporto, garantiu esta quinta-feira João Paulo Rebelo.

O secretário de Estado voltou a falar de possíveis alterações penais no final de uma reunião com várias entidades do futebol nacional, na qual foram debatidas soluções para tentar erradicar a violência no desporto.

“Há de facto um caminho a fazer no que diz respeito ao quadro sancionatório, seja de sanções desportivas, seja de sanções penais. Há o compromisso de todas as entidades que estiveram presentes na reunião de fazerem chegar muito rapidamente as suas sugestões neste âmbito”, disse João Paulo Rebelo.

Segundo o governante, “a própria secretaria de Estado está em reflexão sobre algumas das possíveis alterações a fazer no quadro das sanções penais, uma vez que as desportivas são da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Paulo Rebelo explicou que as cinco entidades que participaram na reunião e a tutela pretendem “levar a cabo uma campanha de sensibilização para agitar consciências e procurar afastar o fenómeno da violência no desporto, e em particular no futebol”.

A reunião contou com a presença dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e do Conselho de Arbitragem, Fernando Gomes e José Fontelas Gomes, respetivamente, bem como do líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença.

Marcaram ainda presença no encontro, os presidentes do sindicato dos jogadores e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Joaquim Evangelista e Luciano Gonçalves, bem como Carlos Dinis, em representação da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

Jogador do Canelas agride árbitro à joelhada. Jogo acaba aos 2 minutos

No domingo, José Rodrigues, árbitro do jogo Rio Tinto-Canelas, da Divisão de Elite da da Associação de Futebol do Porto, foi agredido por Marco Gonçalves, jogador da equipa visitante e membro dos Superdragões, claque do FC Porto. O jogador em causa atingiu o árbitro com uma joelhada na cara aos dois minutos de jogo, na sequência do cartão vermelho direto que o juiz lhe exibiu por ter agredido um adversário.

Dois dias depois, a FPF anunciou a implementação de um plano nacional de segurança adicional para as equipas de arbitragem das suas competições.