De regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis, a Citroën Racing decidiu juntar alguns dos seus parceiros nesta aventura e dar a conhecer, a todos os amantes do desporto automóvel e do WRC em particular, algumas das sensações que é possível viver a bordo de um carro de ralis.

O escolhido foi, naturalmente, o novo C3 WRC e, embora a experiência possa ser desfrutada apenas através de um vídeo ou, na melhor das hipóteses, com recurso à realidade virtual, a emoção está bem presente.

Resultado de uma parceria entre a Citroën Racing, a Radio France e os fornecedores de soluções tecnológicas de realidade virtual Firstage, 3D Sound Labs e Viaccess-Orca, o filme agora difundido foi filmado no circuito de Versailles-Satory, tendo a dupla francesa Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau como protagonistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao Citroën C3 WRC, foi equipado com um sistema GoPro Omni, solução que permite sincronizar a imagem de seis câmaras de 4K e que, uma vez posicionado no painel de bordo, permite ter uma vista panorâmica do cockpit ou da estrada.

Já o som foi obtido através da utilização de um dispositivo que incluía um micro 5.1, fixado ao centro do cockpit para capturar o ambiente geral, um microfone do tipo canon apontado ao painel de bordo, para gravar os sons da mecânica, e dois microfones colocados junto das rodas traseiras, para registar as acelerações longitudinal e transversal. As conversas da tripulação foram gravadas através do sistema de áudio que habitualmente faz parte do C3 WRC, ligado a um gravador de oito pistas, ancorado na roda sobressalente.

A experiência a bordo do C3 WRC, que tanto pode ser desfrutada em vídeo, como através de um capacete de realidade virtual, acabou por dar origem a um ficheiro de 909 GB. Mas que, uma vez compactado, resulta num ficheiro de 4 minutos e 47 segundos, não pesando mais que 200 MB.