789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Parquímetros em Carnide já voltaram. EMEL fez queixa

Este artigo tem mais de 5 anos

Foi na quarta-feira, durante a noite, que 200 moradores de Carnide arrancaram todos os parquímetros instalados pela EMEL. As máquinas já foram instaladas de novo e a EMEL apresentou queixa por furto.

i

MÁRIO CRUZ/LUSA

MÁRIO CRUZ/LUSA

Foi na noite de quarta-feira que cerca de 200 residentes em Carnide arrancaram 12 parquímetros que tinham sido instalados pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). Os moradores reagiam assim a um apelo à mobilização de “moradores, comerciantes e parceiros do centro histórico de Carnide”, promovido pela própria Junta de Freguesia. Os parquímetros tinham sido ligados na passada sexta-feira, 31 de março – mas já foram instalados de novo, confirmou a Junta de Freguesia de Carnide ao Observador, e a EMEL apresentou entretanto uma queixa por furto.

A EMEL justifica a sua reação, afirmando que os moradores estavam devidamente informados sobre a instalação das máquinas, informando inclusive não entender a posição do presidente da Junta de Freguesia, uma vez que não mostrou protesto aquando a reunião sobre o assunto.

“Em janeiro, na descentralizada, o presidente da junta estava lá e não se manifestou. Aliás, estive a rever as atas dessa reunião e não encontrei qualquer posição dele relativamente a este assunto”, disse a responsável.

Os moradores, por sua vez, alegaram que os parquímetros lhes foram impostos sem consulta prévia, uma posição contrariada pela EMEL. Depois da Câmara de Lisboa mandar reinstalar os parquímetros após “ato grave” em Carnide, as máquinas terão sido instaladas durante a noite de quinta-feira. Foi também na quinta-feira que a EMEL apresentou uma queixa-crime contra ‘desconhecidos’ e não contra a Junta de Freguesia.

Fábio Sousa, presidente da Junta de Carnide, informara que a queixa-crime era contra a Junta mas, segundo a Lusa, a queixa foi contra desconhecidos. Fábio Sousa e os moradores continuam a lutar pela situação, não concordando com a instalação das máquinas.

“Na sequência dos acontecimentos desta quinta-feira com os parquímetros da EMEL, esta empresa promoveu a competente queixa-crime contra desconhecidos”, refere a EMEL num esclarecimento enviado à agência Lusa.

Pelo contrário, o presidente afirmou à Lusa que “a EMEL optou, mais uma vez, por mostrar concretamente qual é a sua forma de estar neste processo, com má-fé, e, portanto, optou por fazer uma queixa-crime, não contra desconhecidos, mas contra a Junta de Freguesia de Carnide, contra o presidente de Junta”, disse o autarca, que falava aos jornalistas nos Paços do Concelho.

Na nota enviada à Lusa, a EMEL aponta que “a Polícia de Segurança Pública, no âmbito das investigações que levou a cabo, diligenciou no sentido da localização dos parquímetros, tendo apurado que os mesmos se encontravam nas instalações da Junta de Freguesia de Carnide”.

“Após interpelação para a entrega voluntária dos parquímetros, tal não aconteceu, pelo que o Ministério Público promoveu mandatos de apreensão dos equipamentos”, precisa a empresa municipal. A EMEL adianta que, ao final da tarde, “os equipamentos foram apreendidos pela PSP, após assinatura do auto pelo senhor presidente da Junta de Freguesia de Carnide”.

Contactado pela Lusa, Fábio Sousa explicou que a informação de que a queixa era dirigida a si tinha sido dada pelos agentes da PSP que o confrontaram e considerou que “faz sentido” que seja, antes, contra desconhecidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora