Será que estamos mesmo sozinhos? Foram detetados sinais de rádio no espaço com origem ainda desconhecida. E não terão origem humano, alegam os autores da revelação. A descoberta, feita a partir do telescópio Molonglo, foi confirmada por uma equipa de cientistas australianos e depressa levou aos rumores de que as ondas via rádio poderiam ter sido enviadas por extraterrestres, conta o The Telegraph. Manish Caleb, investigador da Universidade de Swinburne, admitiu agora que a grande prioridade é perceber de onde é que vieram.

Devido às caraterísticas do telescópio, temos 100% de certezas que as ondas [de rádio] vieram do espaço. Descobrir de onde vieram é a chave para entender quem as provocou”, explicou Caleb.

Com uma capacidade de abrangência de cerca de 59 quilómetros, com um amplo de campo de visão e ao contrário dos telescópios convencionais, Molonglo consegue detetar simultaneamente múltiplos sinais de luz no céu, uma caraterística que permitiu aos astrónomos distinguirem os sinais locais dos cósmicos. No entanto, ainda há aspetos que planeiam melhorar, como as configurações para identificar a origem dos sinais de rádio.

Só uma explosão não é suficiente para se conseguir associar a uma galáxia em específico. Esperamos que Molonglo possa estar apto para detetar muitas mais”, revelou ainda o investigador.

Mas não é a primeira vez que um episódio semelhante acontece. Já em 2007 foram também detetadas ondas de rádio misteriosas, através do telescópio Parkes, na Austrália, o que não tardou a gerar especulações. Mas depressa se disseminaram. A explicação de que os sinais poderiam ser causados pela interferência com outros sinais no planeta Terra ganhou força, especialmente no ano de 1998, quando se chegou à conclusão que um conjunto de sinais semelhantes, identificados também pelo Parkes, foram provocados por um microondas numa cozinha das imediações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR