Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas comprovou o que já se temia: a grande barreira de coral australiana está a extinguir-se a um ritmo sem precedentes. Pelo menos dois terços desta reserva, única no mundo, já desapareceram para sempre.

Considerado uma das sete maravilhas naturais da humanidade, este recife de coral está prestes a desaparecer, pelo menos a cor que tanto caracteriza este espaço único no planeta. De acordo com a BBC, cerca de 1.500 quilómetros da grande barreira já se perderam para sempre e teme-se que as alterações climáticas provoquem ainda mais danos na longa faixa.

O branqueamento dos corais acontece quando os corais sob pressão (provocado pelo aquecimento da água) expulsam as algas zooxanthellae – responsáveis pela pigmentação dos corais. À BBC, o professor Terry Hughes, da James Cook Univesity, apelou aos governos para resolverem, de forma urgente, esta situação:

Desde 1998 já vimos quatros situações destas, com a distância entre eles a variar de forma substancial, mas esta é a diferença mais curta a que já assistimos.”

Contudo, ainda há esperança. De acordo com os resultados da nova avaliação, a situação é grave, mas pode ser recuperável. No entanto pode levar décadas e, se nada se fizer, a situação pode ser mesmo irreversível. Consulte a fotogaleria para conhecer uma das sete maravilhas naturais da humanidade e pode vir a desaparecer num futuro próximo.

Esta imensa faixa de corais pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. Um documentário da National Geographic, em 2009, registava a Grande Barreira do Coral desta forma:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR