Paula Rego

Paula Rego expõe pinturas pela primeira vez num espaço comercial em Lisboa

244

A artista Paula Rego vai apresentar uma exposição pela primeira vez num espaço comercial, no âmbito da 7.ª edição do projeto "A Arte chegou ao Colombo", entre 27 de junho a 27 de setembro.

No ano passado, a praça central do Colombo recebeu a exposição de fotografia Terry O'Neill - "Faces of the Stars"

MÁRIO CRUZ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A artista Paula Rego vai apresentar uma exposição pela primeira vez num espaço comercial, no âmbito da 7.ª edição do projeto “A Arte chegou ao Colombo”, em Lisboa, de 27 de junho a 27 de setembro. De acordo com a organização, na exposição do Centro Colombo vão estar 59 obras, entre elas “Fada Azul e Pinóquio”, que será apresentada pela segunda vez em público, em Portugal, 20 anos depois de ter sido exposta no Centro Cultural de Belém.

A exposição – dedicada às “Estórias” e “Contos” de Paula Rego que lhe marcaram a vida e o percurso artístico – vai conter obras em gravura, pintura, pastel e litografias.

Os parceiros da iniciativa do Colombo são a Casa das Histórias Paula Rego e a Fundação D. Luís I, ambas em Cascais.

Na última semana, estreou-se em Portugal um documentário sobre a sua vida e obra intitulado “Paula Rego, Histórias & Segredos”, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da artista plástica.

Também foi inaugurada uma nova exposição, com o mesmo título, na Casa das Histórias Paula Rego, com recriação do ateliê da pintora, a série de pinturas sobre depressão e uma seleção das obras mais importantes da artista.

A mostra conta com cerca de 80 obras e ocupa as sete salas do museu, apresentando algumas pela primeira vez em Portugal, como a série “Depressão”, revelada em março, em Londres.

A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais — Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol — Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool” da artista norte-americana Jen Lewin (2014) e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015).

No ano passado, a praça central do Colombo recebeu a exposição de fotografia Terry O’Neill — “Faces of the Stars”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)