A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou esta terça-feira a detenção de um homem, de 61 anos, suspeito de ter ateado desde o passado mês de março seis incêndios florestais em Arrancada do Vouga, no concelho de Águeda.

Em comunicado, a PJ refere que os incêndios, o último dos quais ocorreu no passado sábado, tiveram início “através de chama direta, em abundante vegetação constituída por silvas, mata e eucaliptal”. Segundo os investigadores, o suspeito “atuou sem qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos sob investigação, agindo num quadro de alcoolismo, potenciado pela proximidade geográfica da sua residência aos locais onde ateou os incêndios”.

“Apenas a pronta deteção do início dos focos de incêndio permitiu um rápido e eficaz combate dos mesmos pelos bombeiros e populares, fazendo com que não atingissem proporções de relevo, já que se está em presença de uma mancha florestal extensa e próxima de muitas habitações”, refere a mesma nota. O detido, que segundo a PJ já foi anteriormente condenado pelo crime de incêndio florestal, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR