As certezas foram ganhando consistência à medida que as notícias iam surgindo, sendo que, agora, é o próprio fabricante de Ingolstadt que vem desfazer todas as dúvidas: actualmente com um total de quatro elementos, a gama SUV da marca dos quatro anéis deverá receber, nos próximos dois anos, mais dois importantes reforços. A começar por um novo topo de gama, espécie de coupé-SUV posicionado acima do actual Q7, que deverá adoptar a designação de Q8 e ao qual se seguirá um outro coupé-SUV mais pequeno, denominado Q4.

Vamos integrar dois modelos Q totalmente novos na nossa actual oferta, como forma de aumentar a nossa competitividade num segmento extremamente importante”, comentou já o administrador da Audi para a Produção e Logística, Hubert Waltl, após o anúncio da chegada dos dois novos SUV.

O futuro Q8 foi já avistado em testes no circuito alemão de Nürburgring, tendo deixado a ideia de que não deverá divergir muito do actual Q7 em termos de dimensões, embora com uma menor altura ao solo e um tejadilho mais prolongado.

Segundo as últimas informações, este modelo deverá passar à produção já no próximo ano, precisamente no mesmo local onde o Q7 é produzido – Bratislava, na República Checa. Com o arranque da comercialização a ter início mais ou menos na mesma altura.

Ainda de acordo com a Audi, o futuro Q8 combinará uma “enorme graciosidade com um desenho emotivo”, oferecendo “todas as tecnologias mais recentes em termos de assistência à condução e infoentretenimento”. Argumentos que também contribuirão para fazer desta proposta uma das mais caras na oferta da marca dos quatro anéis, com preços a rondar os 100 mil euros, na Alemanha.

Quanto ao Q4, deverá chegar ao mercado em 2019, com a produção a ter lugar em Gyor, na Hungria. É desde já apresentado como uma proposta “fortemente desportiva” e maior que o Q2, para além de fazer parte dos planos do fabricante com vista a um “significativo rejuvenescimento da oferta de produto” nos próximos anos. Razão pela qual chegará aos concessionários dois anos antes do inicialmente previsto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR