O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco Marques divulgou ontem à noite, no Porto Canal, os alegados nomes de quem recebe a ‘cartilha’ do Benfica. Ao todo, mencionou 23 pessoas e, entre elas, está o nome do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira e de comentadores sem qualquer vínculo clubístico.

Foi no mesmo programa “Universo Porto da Bancada” – onde Francisco Marques, exatamente uma semana antes divulgou um documento com diretrizes que seria enviado aos comentadores afetos ao Benfica – que esta terça-feira o diretor de comunicação anunciou os nomes de quem, alegadamente, recebe esse mesmo documento que apelidou de ‘cartilha’. No entanto os nomes referidos por Francisco Marques englobam mais do que comentadores afetos ao clube ‘encarnado’. Na lista estão também nomes de comentadores desportivos sem preferência clubística assumida e ainda o nome do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

Antes de ter anunciado os alegados destinatários do documento, o diretor de informação dos ‘dragões’ voltou a reforçar que Carlos Janela era o autor da ‘cartilha’. De seguida divulgou os nomes de quem recebe o documento, afirmando ainda que estas diretrizes existem desde 2009.

Recebem o presidente Luís Filipe Vieira, o diretor de comunicação [Luís Bernardo], José Nuno Martins, Hélder Conduto e Orlando Dias. Desde 2009 recebem António Figueiredo, João Gobern, Jaime Antunes, Rui Gomes da Silva, Telmo Correia e Leonor Pinhão. Desde 2012, Pedro Guerra e José Calado”, começou por afirmar.

Francisco J. Marques prosseguiu com a lista: “Desde 2014 recebem André Ventura, Domingos Amaral, Pedro Adão e Silva e João Alves. Os comentadores da Benfica TV que recebem são António Rola e Fernando Seara. António Pedro Vasconcelos e Diamantino Miranda, que penso já não estão no ativo”. O diretor de informação do FC Porto anunciou ainda dois últimos nomes que “não recebem a cartilha”, mas apenas “notas soltas”: são eles Rui Pedro Brás e José Nunes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor de informação do FC Porto disse ainda que seria provável existirem mais pessoas a receberem estes documentos. “Podemos afirma-lo, sem qualquer margem para dúvida, que estas pessoas recebem a ‘cartilha’. E não corremos o risco de ser desmentido”, reforçou.

Após estas declarações, foram exibidos no programa alguns exemplos em que comentadores afetos ao Benfica têm um discurso muito idêntico sobre os mesmos temas. Fique com o vídeo do programa onde, a partir do minuto 25, Francisco Marques anuncia os nomes de quem recebe a ‘cartilha’. Os exemplos de discurso semelhante surgem ao minuto 40’38.

https://youtu.be/4gqAx6gmEt8