O Jaguar F-Pace, modelo que inaugurou a entrada do fabricante automóvel britânico no cada vez mais competitivo segmento dos SUV e crossovers, acaba de conquistar o mais importante prémio da indústria automóvel – o do Carro Internacional do Ano (World Car of the Year), relativo a 2017. Distinção a que juntou ainda o galardão de Carro com o Melhor Design do Ano (World Car Design of the Year).

O anúncio da vitória do F-Pace, que é também o primeiro SUV a conquistar este galardão, teve lugar esta quarta-feira, no Salão Automóvel de Nova Iorque, actualmente a decorrer, e depois de um processo de escolha levado a cabo por 75 jornalistas da área automóvel, iniciado em Setembro último, no Salão Automóvel de Paris.

Refira-se que, com este triunfo, o SUV britânico superou mais de 20 propostas rivais, muitas delas oriundas de construtores com grande reputação neste segmento, como era o caso dos novos Audi Q5 e Volkswagen Tiguan.

No entanto e para tornar a vitória do F-Pace ainda mais saborosa, à conquista do galardão maior juntou-se também a vitória no domínio do design, com o arrebatar do troféu “World Car Design of the Year” de 2017. Área em que o SUV da Jaguar deixou para trás propostas como o Mercedes Classe S Cabriolet ou, num patamar mais acessível, o recentemente apresentado Toyota C-HR.

Na edição deste ano da eleição do Carro Internacional do Ano, destaque ainda para a vitória do Mercedes-Benz Classe E como “Carro de Luxo Internacional do Ano 2017”; o triunfo do Porsche Boxster/Cayman na categoria “Desportivo Internacional do Ano 2017”; do Toyota Prius Prime como “Carro Ecológico Internacional do Ano 2017”; e do BMW i3 como “Carro Citadino Internacional do Ano 2017”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR