Elon Musk está sob a mira dos acionistas da Tesla, mas não está preocupado. Sugeriu-lhes, antes, uma alternativa óbvia: que invistam na Ford. A reação do líder da empresa de carros elétricos de Silicon Valley – que na segunda-feira bateu o valor de mercado da história General Motors, ao atingir uma capitalização bolsista de 51 mil milhões de dólares – surgiu depois de um grupo de investidores querer adicionar dois executivos independentes ao conselho de administração para “fornecer uma verificação crítica de possíveis dinâmicas de grupo disfuncionais” na empresa.

Conta a Reuters que, na segunda-feira – dia em que a Tesla atingiu os 51 mil milhões em bolsa -, cinco casas de investimento escreveram uma carta a pedir que os executivos da empresa passassem a ser reeleitos anualmente.

Esperamos que à medida que as empresas fazem a sua transição para a categoria de cotadas em bolsa, as suas estruturas e práticas evoluam para se alinharem com a estratégia da companhia na altura do IPO [admissão em bolsa]. Contudo, os sete membros do conselho da Tesla permanecem inalterados desde antes de ser cotada”, lê-se na carta.

Ao pedido das casas de investimento, Elon Musk respondeu no Twitter que “o grupo de investidores devia comprar ações da Ford. A sua administração é extraordinária…” O icónico líder da Tesla – que também lidera a SpaceX, primeira empresa privada de exploração espacial a conseguir um contrato com a NASA, disse ainda que iria nomear executivos independentes para o conselho, “mas que este grupo de investidores não tinha nada a ver com isso”.

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Na segunda-feira, as ações da empresa de carros elétricos liderada por Elon Musk foram transacionadas a 313 dólares, o máximo histórico da Tesla, destronando a líder do setor automóvel norte-americano, a General Motors, por um milhão. A capitalização bolsista da empresa de Silicon Valley fez vários críticos do setor falarem numa “bolha” e em “especulação”, mas a verdade é que quem tem vindo a apostar na queda das ações (‘short selling’) já perdeu 3,2 mil milhões de dólares desde o início do ano, segundo os analistas da S3 Partners, citados pela Business Insider.

Sobe, sobe, Tesla sobe. A “bolha” dos carros elétricos vai estoirar?

Em 2016, a Tesla vendeu apenas 76.230 carros (longe da meta de 80 mil), quando a General Motors vendeu dez milhões e a Ford venceu 6,7 milhões. Até ao final do ano, a marca espera vender 100 mil, mas em 2018 os planos passam por vender 500 mil e chegar a 2020 com um milhão de carros vendidos. Para o final deste ano, a marca vai lançar o esperado Model 3, que deve custar cerca de 35 mil dólares (cerca de 33 mil euros).