Todos os anos por altura da Páscoa, a Praia do Magoito, em Sintra, enche-se de dezenas (senão centenas) de pessoas que, de faca em riste, se dedicam à apanha do mexilhão. A tradição é bem antiga e acredita-se que tenha surgido por causa de outro costume — o de não se comer carne na Sexta-Feira Santa.

A praia começou a encher-se logo pela manhã. Munidos de baldes e de sacos de plástico, amigos e familiares juntaram-se perto das rochas para apanhar os mexilhões, assim que a maré começou a vazar. Este ano, o tempo esteve favorável e foram várias as dezenas de pessoas que se reuniram na Praia do Magoito durante uma boa parte do dia. À tarde, levaram sacos e baldes cheios para casa.

Apesar de esta tradição acontecer todos os anos no Magoito, não é exclusiva desta praia. Além de se estender a outras praias do concelho de Sintra, como a Praia das Maçãs e a Praia da Adraga, decorre também em algumas praias do município de Cascais, como a das Avencas, Mexilhoeiro e Cabo Raso, assim como nas praias da Ericeira, já no concelho de Mafra.

Veja na fotogaleria as imagens da apanha deste ano na Praia do Magoito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR