Um erro informático terá feito com que meio milhão de franceses a viver fora do país tenham recebido, pelo correio, duas cartas, em vez de uma, para enviar o seu voto para as eleições Presidenciais francesas. Alguns eleitores, que não se identificaram mas falaram com a imprensa francesa, dizem-se tentados a votar duas vezes — o que é crime — para evitar que Marine Le Pen tenha alguma hipótese de chegar ao poder.

A irregularidade foi confirmada por uma inspeção oficial, a poucos dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas (23 de abril).

O erro terá afetado, sobretudo, expatriados que mudaram de casa desde a última vez que votaram. Devido ao erro informático, o processo de mudança de morada levou a que as pessoas tenham recebido uma carta pela morada anterior e uma pela nova morada, mas ambas foram para a morada atual. A rádio francesa Europe1 explica o problema em maior detalhe.

Uma eleitora que falou com a Europe1 diz “tentada a aproveitar-se do sistema e votar duas vezes”. A mulher vê com preocupação que a candidata nacionalista Marine Le Pen seja uma das candidatas a avançar para a segunda volta das eleições, a realizar em maio. Caso haja muitas pessoas a votar duas vezes, algo que é possível conferir a posteriori se for necessário, poderá ser uma má notícia para a candidatura de Le Pen, já que a maior parte das pessoas a viver fora de França tende a optar por candidatos mais ao centro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Votar duas vezes é crime punido com entre 6 e 24 meses na prisão e uma multa até 15.000 euros. As autoridades dizem-se confiantes de que as penalizações pesadas sejam suficientes para levar as pessoas a mandarem para o lixo um dos dois envelopes recebidos. Ninguém fala, pelo menos para já, em anulação do ato eleitoral — isto apesar de este não ser, por sinal, o único problema com o processo: segundo a rádio Europe1 existem, também, imigrantes em França que normalmente não têm direito a votar e que estão a receber envelopes pelo correio. É o caso de Alice, natural da Suécia: “não sei se irei votar, mas estou muito tentada”, disse.

França. Sondagem deixa Mélenchon muito próximo de disputar segunda volta com Le Pen ou Macron