A Coreia do Norte tentou fazer mais um lançamento de um míssil – mas falhou. A informação foi avançada inicialmente pela BBC e tem como fonte o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Não se sabe ainda qual o tipo de míssil em causa, mas a tentativa de lançamento ocorreu em Sinpo, na costa leste do país.

As Forças Armadas norte-americanas também detectaram o lançamento — o míssil em causa terá “explodido quase de imediato”, segundo Dave Benham, da Marinha dos Estados Unidos. Um outro lançamento de mísseis no mesmo local tinha também acabado em fracasso no início do mês.

Tudo aconteceu um dia depois de o regime ter comemorado o 105.º aniversário de Kim Il-sung, fundador do regime, com uma parada militar onde, segundo o The New York Times, foram exibidos três tipos de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), um deles aparentemente novo, como pode ver nesta fotogaleria.

As melhores fotografias das celebrações do “Dia do Sol”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias, a tensão diplomática e militar subiu na região, com os Estados Unidos a enviarem um porta-aviões para a península coreana. E este sábado Pyongyang ameaçou estar pronta para responder a qualquer ação norte-americana “com uma guerra total”: “Estamos preparados para responder a qualquer ataque nuclear com um ataque nuclear à nossa maneira”, afirmou o número dois do regime, Choe Ryong-Hae, durante uma cerimónia realizada antes do desfile militar.

Coreia do Norte está pronta para responder “com guerra total” a ataque dos EUA

A Coreia do Norte permitiu a entrada de alguns repórteres no seu território para cobrirem as comemorações. Um fotojornalista da AFP esteve no país para as celebrações do “Dia do sol” e fotografou a população que se encontrava nas margens do rio Yalu, bem longe da opulência da festa do regime:

Coreia do Norte: longe dos festejos do regime, a pobreza e o isolamento da população

O Observador publicou também duas galerias de imagens reveladoras da vida sob a ditadura de Kim Jong-un. Uma, mostra a verdadeira Coreia do Norte explicada pelos “traidores” em 94 fotos. Outra, permite ver por dentro o metro mais misterioso do mundo.

A verdadeira Coreia do Norte explicada pelos “traidores” em 94 fotos

Coreia do Norte. Dentro do metro mais misterioso do mundo