México

Ex-governador mexicano detido na Guatemala para ser extraditado

O ex-governador do estado mexicano de Vera Cruz Javier Duarte foi detido na Guatemala com o objetivo da extradição.

SAUL RAMIREZ/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O ex-governador do estado mexicano de Vera Cruz Javier Duarte foi detido na Guatemala com o objetivo da extradição, informou hoje a Procuradoria-Geral do México.

Javier Duarte, acusado de crime organizado e operações com rendimentos de proveniência ilícita, “foi localizado e detido com o objetivo da extradição no município de Panajachel, departamento de Sololá” na Guatemala, informou a Procuradoria-Geral do México em comunicado.

A captura ocorreu depois de a PGR mexicana ter pedido ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do país para, através da via diplomática, fazer o pedido de prisão preventiva para a extradição de ex-governador da Guatemala Ministério dos Negócios Estrangeiros, no sábado.

Javier Duarte abandonou o governo do Estado de Veracruz em 12 de outubro, 48 dias antes do final do mandato, para enfrentar acusações de corrupção que considerou “infâmias”. No próprio dia o Congresso designou para governador interino o secretário do Governo, Flavino Ríos.

O ex-governador estava a ser acusado nos últimos meses de possuir 25 propriedades no México e fora do país, utilizando nomes de familiares e conhecidos, avaliadas em 3.000 milhões de pesos (144,5 milhões de euros).

Durante a administração do governador de Vera Cruz Javier Duarte (2010-2016) foi denunciado o desaparecimento de 5.785 pessoas, das quais 2.340 continuavam por localizar em março.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)