É tudo ligeiro na sondagem da Elabe para a BFMTV e a L’Express. Há ligeiras subidas, ligeiras descidas, ligeiras mudanças. Mas pode valer bem mais do que esse número ligeiro em si, 0,5%: Emmanuel Macron e Marine Le Pen conseguiram um pequeno aumento nas intenções de voto da primeira volta das eleições presidenciais francesas, ao passo que François Fillon e Jean-Luc Mélenchon sofreram um curto retrocesso nas projeções.

Assim, e a menos de uma semana da primeira volta, o ex-ministro da Economia e candidato pelo movimento En Marche! lidera com um total de 24% das intenções de voto, um ponto à frente da líder da Frente Nacional, Le Pen. Ambos tiveram esse ligeiro aumento de 0,5% em relação ao último estudo, numa trajetória contrária à dos principais rivais, Fillon e Mélenchon, com 19,5% e 18%, respetivamente.

Já Benoit Hamon tem o pior resultado de sempre, caindo um ponto percentual para os 8%, ao contrário de Nicolas Dupont-Aignan, que sobe um ponto para os 4%. Philippe Poutou mantém-se com 2%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, e como também é sublinhado na análise aos dados apurados, existe outro ponto além da margem de erro (2,5%) que mantém em aberto as possibilidades dos quatro melhores candidatos: o nível de comprometimento com a atual opinião. Neste ponto, Marine Le Pen tem uma clara vantagem, com 89% das pessoas que dizem votar na líder da Frente Nacional a dizerem que não mudarão de certeza a sua intenção de voto.

No polo oposto, 28% das pessoas que disseram na sondagem preferir Macron admitem mudar de ideias até ao dia da votação, um pouco mais do que Mélenchon (26%) e Fillon (24%). Também aqui, Hamon é o mais penalizado – quase metade das pessoas que votariam no antigo ministro da Educação podem alterar a sua intenção de voto (47%).

Le Pen perde com todos na segunda volta

O estudo da Elabe faz também uma projeção de seis cenários na segunda volta das presidenciais. Em resumo, Macron ganha sempre, Le Pen perde com todos.

Macron venceria Le Pen com uma boa margem (62%-38%) e estaria ainda mais à vontade se encontrasse pela frente François Fillon (65%-35%). O triunfo menos expressivo seria com Mélenchon, com 59%.

Já Le Pen enfrentaria quase as mesmas dificuldades de eleição numa segunda volta contra Mélenchon (42%-58%) do que contra Fillon (43%-57%). Por fim, um eventual duelo entre Mélenchon e Fillon daria um triunfo ao candidato da França Insubmissa também com alguma margem (57%-43%).