Um homem armado que, de acordo com a polícia, terá uma “aparente antipatia por brancos e pelo Governo” dos EUA, matou três pessoas esta terça-feira, no centro de Fresno, na Califórnia. De acordo com a Reuters, o suspeito é Kori Ali Muhammad, de 39 anos, e terá gritado “Allahu Akbar” enquanto era detido pelas autoridades. O alegado atirador já era procurado por ter morto a tiro um segurança num motel na última quinta-feira.

O chefe de polícia Jerry Dyer revelou que Muhammad disparou pelo menos 16 vezes em quatro diferentes locais do centro de Fresno, antes de ser intercetado pela polícia. Assim que viu o agente, conta Dyer, o suspeito “mergulhou literalmente no chão e foi levado pelo polícia, enquanto gritava ‘Allahu Akhbar'”. O termo significa “Deus é grande” em árabe e é muitas vezes invocado antes de atentados terroristas perpetrados por elementos ligados ao Estado Islâmico, mas, para já, as autoridades não referiram qualquer motivação terrorista no tiroteio.

“Ele não gosta de pessoas brancas”, disse Dyer, citando as declarações do suspeito negro após ser preso e os posts que este colocou no Facebook. Pelo menos duas das suas vítimas eram brancas. A jornalista Veronica Miracle partilhou o momento da detenção no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR