A bolsa de Lisboa estava esta quarta-feira em alta ligeira, com as ações do BCP a liderarem os ganhos, a subirem 1,96% para 0,182 euros. Cerca das 08h55 em Lisboa, o PSI20 – que desde 20 de março passou de 17 para 19 títulos -, estava a subir 0,09% para 4.931,33 pontos, com 15 ‘papéis’ a desvalorizarem-se, três a subirem e dois inalterados.

Em sentido contrário das ações do BCP, as da Caixa Económica Montepio Geral e dos CTT estavam a cair, designadamente 1,45% para 0,408 euros e 1,12% para 5,03 euros. A empresa de restauração Ibersol e a tecnológica Novabase passaram a negociar em 20 de março no índice de referência da bolsa portuguesa, o PSI20, que assim passou a contar com 19 empresas.

O regresso das duas empresas à ‘primeira liga’ da bolsa portuguesa foi decidido pela Euronext Lisboa, no âmbito da revisão anual do índice, e é positivo na opinião generalizada dos analistas contactados pela agência Lusa tanto para os dois títulos como para o principal índice da praça lisboeta, que ganha diversificação setorial.

Desde 10 de fevereiro que o PSI20 integrava apenas 17 empresas, depois da saída do BPI, que na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) deixou de cumprir o requisito do capital disperso em bolsa, com o controlo de 84% pelo CaixaBank. O PSI20 está sem as 20 cotadas desde o verão de 2014, altura em que saíram o BES e o ESFG – Espírito Santo Financial Group.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Europa, as principais bolsas estavam esta quarta-feira com tendências diversas no início da sessão, com muitas referências macroeconómicas, numa semana marcada pela primeira volta das eleições presidenciais francesas no próximo domingo. Das muitas referências macroeconómicas destacam-se o relatório de Estabilidade Global Financeira apresentado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo “Livro Bege” da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Ainda esta quarta-feira, a agência de estatística europeia Eurostat publica a taxa de inflação de março e os dados sobre o comércio internacional de bens da União Europeia (UE) em fevereiro. Em termos empresariais, serão apresentados os resultados do primeiro trimestre do ano da Morgan Stanley e American Express.

Entretanto, os investidores continuam atentos aos desenvolvimentos da política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e às novas tensões geopolíticas, designadamente na Síria e na Coreia do Norte. Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street fechou na terça-feira em baixa, com o Dow Jones a descer 0,55% para 20.523,28 pontos, depois de em 01 de março ter terminado a subir para o atual máximo desde que foi criado em 1896, de 21.115,55 pontos.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a subir para 1,0720 dólares, contra 1,0698 na terça-feira. O barril de petróleo Brent, para entrega em junho, abriu hoje em baixa, a cotar-se a 54,73 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,29% do que no encerramento da sessão anterior.