O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, prevê que as negociações sobre o ‘Brexit’ só começarão realmente após as eleições antecipadas no Reino Unido, marcadas para 08 de junho, disse esta quarta-feira o porta-voz da instituição.

O líder do executivo comunitário “considera que as negociações políticas reais sobre o artigo 50.º [do Tratado de Lisboa] com o Reino Unido começarão após as eleições marcadas para 08 de junho”, disse Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária da Comissão.

O porta-voz adiantou ainda que Juncker falou ao telefone com a primeira-ministra britânica, Theresa May, na terça-feira à noite, após esta ter anunciado a convocação de legislativas antecipadas.

No dia 29, os líderes da União Europeia vão decidir, numa cimeira informal a 27, as diretrizes para as negociações do ‘Brexit’, estando marcada para dia 03 de maio a divulgação, pela Comissão Europeia, de orientações.

No dia 22 de maio, o Conselho de Assuntos Gerais da UE deverá sancionar formalmente as opções assumidas pelos líderes europeus, mas as negociações reais do ‘divórcio’ só deverão arrancar depois das eleições britânicas de 08 de junho.