O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou esta quarta-feira que o país vai “reforçar a presença na Ásia-Pacífico e estará “sempre com escudo e espada preparados”, num discurso no porta-aviões USS Ronald Reagan, no Japão.

O “número dois” da Administração de Donald Trump sublinhou a força da aliança entre os Estados Unidos e o Japão, e voltou a alertar que Washington responderá de forma “eficaz e esmagadora” a qualquer ataque, em especial da Coreia do Norte, durante o segundo e último dia da visita ao Japão.

“A Coreia do Norte é atualmente a ameaça mais urgente e grave para a paz e a liberdade na região”, destacou Pence, durante a visita ao porta-aviões de propulsão nuclear “Ronald Reagan”, estacionado no porto da base japonesa de Yokosuka, o maior quartel marítimo norte-americano na região.

A nova administração norte-americana “buscará sempre a paz, mas também manterá sempre o escudo em guarda e a espada preparada”, alertou Pence, cuja viagem asiática acontece num momento de grande tensão na península coreana devido aos constantes testes de armamento de Pyongyang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Washington informou ter enviado há dez dias outro porta-aviões, o “Carl Vinson”, para a península como resposta a um teste balístico norte-coreano, mas o navio ainda está longe das águas do mar do Japão.

“Sob a presidência de Trump, os Estados Unidos vão reforçar a presença na Ásia-Pacífico, e o Japão desempenhará também um papel mais amplo na região”, afirmou o vice-presidente norte-americano, no discurso proferido perante a tripulação do “Ronald Reagan”.

Pence acrescentou que os Estados Unidos vão empregar “toda a capacidade militar na proteção do Japão, incluindo às ilhas Senkaku”.

O vice-presidente destacou o compromisso da Administração Trump na defesa das remotas ilhas (Senkaku para o Japão, Diaoyu para a China), administradas por Tóquio, mas reclamadas por Pequim e foco de frequentes conflitos entre os países vizinhos.

Após a visita ao porta-aviões, o “número dois” da Casa Branca vai participar numa reunião em Tóquio com empresários norte-americanos e japoneses, antes de se deslocar à base aérea e naval de Atsugi, última etapa no Japão.

A partir desta base, a sul de Tóquio, Pence parte esta tarde para Jacarta, e finalmente para a Austrália, último destino da deslocação à Ásia e Pacífico.