O já famoso Bentley EXP12 Speed 6e, estudo de um desportivo de dois lugares, descapotável, e movido a energia eléctrica, voltou a mostrar-se ao grande público. Agora, no Salão de Xangai. Assumindo-se, mais uma vez, como a mais pura interpretação da marca de Crewe daquilo que poderá ser a afirmação do luxo, na mobilidade eléctrica.

Falando aos jornalistas no salão chinês, foi próprio CEO da Bentley, Wolfgang Dürheimer, quem explicou que “o EXP 12 Speed 6e é um concept que pretende mostrar que a Bentley está a definir a mobilidade elétrica no segmento de luxo, com a tecnologia apropriada, materiais de qualidade e o nível de refinamento que se esperaria num verdadeiro Bentley”. O mesmo acrescenta que a marca britânica do Grupo Volkswagen está a focar-se ” no desenvolvimento de um modelo eléctrico para o futuro, que responderá às necessidades de mobilidade de luxo” dos seus clientes.

Luxo, com tecnologia de ponta

Sobre este EXP 12 Speed 6e, a Bentley voltou a destacar a necessidade de, mesmo num modelo eléctrico, não comprometer a qualidade, o refinamento e as performances esperadas em qualquer modelo da marca. Sendo que, mesmo exigências como a disponibilidade imediata da potência ou uma elevada autonomia, terão de ser sempre complementadas com a tecnologia mais evoluída em termos de carregamento de baterias. Capaz de permitir, por exemplo, o carregamento por indução, ou seja, sem cabos e, quanto tal não for possível, existirá sempre a hipótese de recorrer a uma tomada AC, aproveitando para tal a entrada colocada por detrás da matrícula traseira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De resto e ainda sobre a autonomia, a marca britânica avisa desde já que qualquer Bentley eléctrico terá sempre de ser capaz de fazer uma viagem entre Londres e Paris, ou entre Milão e o Mónaco, com uma única carga. Com a experiência a bordo para condutor e passageiro a ter de ser igualmente arrebatadora, graças à integração da mais evoluída tecnologia.

A atracção do vidro e a simbologia do cobre

Exemplo deste esforço, é a consola central do EXP 12 Speed 6e, exemplo também de luxo e sofisticação ao ser fabricada numa única peça de vidro, além de acomodando um ecrã OLED de elevada definição. Este último, porta de entrada para todos os sistemas acessórios, como a navegação, o info-entretenimento e a climatização.

O mesmo material – vidro – foi escolhido para a instalação dos botões que servem para controlar o sistema de media, telefone, navegação e set-up do carro, concentrados no volante. O qual, cortado na parte superior, à imagem de um volante de avião, possui ainda dois botões adicionais nos topos: um, que serve para garantir um aumento instantâneo da potência, ao passo que o outro está destinado a limitar a velocidade, por exemplo, quando se circula em áreas urbanas.

Além do condutor, também o passageiro tem direito ao seu próprio painel de controlo, através do qual tem acesso às redes sociais, email e soluções de entretenimento.

Pormenores em cobre surgem colocados em redor do selector da caixa de velocidades, do comando do Bentley Dynamic Drive e nos painéis das portas, também como forma de fazer sobressair no habitáculo o potencial eléctrico do modelo e a sua tecnologia de ponta. Com o sistema de infoentretenimento a assumir-se como o cérebro central, através do qual se torna possível aceder a muitos serviços disponíveis no mundo exterior – bastando, para tal, recorrer a uma das muitas apps que disponibiliza.

Design que é também a evolução do ADN Bentley

Já no exterior, destaque para a icónica grelha frontal Bentley, concebida numa complexa geometria 3D e com acabamentos em cobre, a procurar identificar o EXP 12 Speed 6e como uma proposta 100% eléctrica. Sendo que, para esse propósito, também contribui o facto de, sempre que a ignição é ligada, o logo ‘6e’ se iluminar num branco resplandecente.

[jwplatform j9OmwQop]

Num corpo de linhas musculadas e inspiradas na arquitectura contemporânea, assim como nas formas aerodinâmicas da fuselagem dos aviões, o EXP12 Speed 6e representa igualmente a evolução natural do ADN Bentley e o caminho a seguir pela marca, em termos de design. Com o anúncio à performance a ser feito também através de opções como o capot longo, a grelha baixa, as projecções curtas à frente e atrás, além da traseira larga e possante.

Nas laterais, as entradas de ar gémeas ajudam ao arrefecimento tanto do motor eléctrico, como das baterias, sendo que, ao invés de retrovisores exteriores, o protótipo da Bentley opta, tal como outos concepts, por câmaras vídeo.

Bentayga PHEV já em 2018

Com este protótipo, a Bentley assume esperar poder dar início a um debate com aqueles que serão os futuros clientes de carros de luxo – os chamados Millennials, membros da Geração C e algumas das personagens mais influentes nas economias em desenvolvimento -, como forma de compreender os seus desejos e expectativas, relativamente à experiência de possuir um automóvel eléctrico. Sendo que a estratégia do próprio fabricante passa, desde já, pela disponibilização de variantes PHEV ao longo dos próximos anos, a começar pelo Bentayga, já em 2018.