O Comando Territorial do Porto da GNR anunciou esta quinta-feira ter recuperado, na Trofa e em Vila do Conde, milhares de peças provenientes de mais de 300 automóveis furtados, no valor de cinco milhões de euros.

Inserida num processo de investigação sobre crimes de furto e recetação de veículos furtados, desenvolvida desde fevereiro, a operação incluiu quatro buscas não domiciliárias em armazéns e em estabelecimento comercial de peças usadas de veículos automóveis.

“Exigiu uma análise, de forma pormenorizada, à proveniência dos milhares de componentes encontrados, destacando-se motores, caixas de velocidades, centralinas, bancos, tetos panorâmicos, eixos, ‘charriots’ e portas”, esclarece a GNR, em comunicado.

Segundo a força policial, a investigação permitiu detetar componentes de mais de 300 veículos automóveis de gama média alta, destacando-se as marcas BMW, Renault, Peugeot e Citröen, furtados durante o período compreendido entre 2011 e 2017, mas com especial incidência entre junho de 2015 e fevereiro de 2017.

“O valor das viaturas que se comprovaram terem sido furtadas rondará os cinco milhões de euros, tendo sido iniciados os procedimentos para entrega dos bens agora recuperados aos seus legítimos proprietários”, salienta a GNR.

Esta operação contou com a colaboração de dois peritos da Polícia Judiciária na identificação dos componentes. Os bens recuperados serão agora entregues aos seus legítimos proprietários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR