António Guterres e Donald Trump reuniram-se esta sexta-feira na Casa Branca. É a primeira vez que Guterres se encontra com o presidente dos Estados Unidos depois de ter sido eleito secretário-geral da ONU. Na reunião estava também presente o conselheiro da Segurança Nacional dos Estados Unidos, Herbert McMaste.

Stephane Dujarric, um porta-voz das Nações Unidas, revelou que foi uma reunião”construtiva e interessante sobre a cooperação entre os Estados Unidos e a ONU”, que durou cerca de 15 a 20 minutos. De acordo com Dujarric, ambos concordaram em marcar um próximo encontro.

De acordo com a Reuters, Donald Trump pediu a António Guterres um corte na contribuição monetária dos Estados Unidos para a ONU: menos 28% na ajuda a estrangeiros. Os Estados Unidos são o país que mais contribui financeiramente para as Nações Unidas.

Perante a decisão dos Estados Unidos de parar o financiamento ao Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Guterres apelou a Donald Trump que reconsiderasse. A UNFPA é um organismo da ONU que atua em mais de 150 países em assuntos relacionados com planeamento familiar. O Secretário-Geral da ONU chamou a atenção para o facto estar em causa a saúde de mulheres e crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR