O incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira às 20h49, no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), concelho de Ponte da Barca, reacendeu cerca das 6h52 desta sexta-feira, disse à Lusa fonte da proteção civil. Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo encontram-se no terreno 34 operacionais apoiados por 10 viaturas.

Contactado pela agência Lusa, o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, que é responsável pelas operações no terreno, referiu que o incêndio “tem uma frente ativa, na freguesia de Ermida”. “As chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona”, frisou aquele responsável.

Segundo Jorge Gonçalves, às 7h00 foi acionado um meio aéreo para o local. De acordo com o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca a partir das 6h30, o incêndio que deflagrou na quarta-feira às 22h00, registou “várias reativações devido ao vento forte que se faz sentir mas que às 9h30 se encontravam já em fase de rescaldo”.

As chamas, que foram dadas como dominadas, na quinta-feira, cerca das 20h30 chegaram a ter três frentes ativas “viradas às povoações de Ermida, Germil e Sobredo”, todas na área do PNPG.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR