O Infarmed, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) vão avançar com uma investigação “firme e rigorosa” do aumento do consumo nacional de Vitamina D.

De acordo com um comunicado conjunto, enviado este sábado, os dados recolhidos pelo Infarmed mostram que, entre 2015 e 2016, o dinheiro gasto com medicamentos contento Vitamina D duplicou. Passado dois anos, o valor quintuplicou, passando de 1,1 milhões de euros para 5,7 milhões. Já “o financiamento no SNS aumentou de 779 mil euros para 2,1 milhões num ano”, refere ainda o comunicado.

Apesar do aumento dos valores relativos à Vitamina D, os organismos alertam que estes, por si só, “não permitem concluir que há um sobretratamento do défice”: “Apesar de as metodologias laboratoriais para determinação dos níveis de Vitamina D no sangue deverem cumprir as regras previstas na diretiva europeia dos dispositivos médicos e na legislação nacional, a discrepância de valores nos resultados publicados em dois estudos diferentes justifica uma avaliação profunda e esclarecedora nesta área”.

Por essa razão, o Infarmed, juntamente com a DGS e o INSA, decidiu “averiguar quais as razões que justificam este aumento anormal da utilização de medicamentos contendo Vitamina D”. Uma investigação que será feita em três vertentes.

No comunicado, o Infarmed alerta que os medicamentos com vitamina D, “como qualquer medicamento, não são isentos de feitos adversos e devem ser utilizados apenas quando existe clara indicação clínica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR