O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, começa hoje uma visita de três dias ao Botsuana, a convite do seu homólogo, Ian Khama, que há cerca de um ano visitou Maputo. A visita ao Botsuana, que começa hoje e termina na quarta-feira, “enquadra-se no fortalecimento e aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e governos”, refere nota da presidência moçambicana enviada à Lusa.

O programa de Filipe Nyusi inclui conversações oficiais com o Presidente Ian Khama e a participação na abertura de um fórum empresarial Moçambique-Botsuana. Está ainda previsto um encontro com a comunidade moçambicana residente naquele país e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.

O presidente moçambicano viaja acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e outros quatro membros do Governo, além de deputados, quadros do Estado e empresários de Moçambique. O Presidente do Botsuana, Ian Khama, realizou uma visita oficial a Moçambique em maio de 2016.

Na altura, os governos dos dois países assinaram um acordo na área de geologia e minas, para permitir que Moçambique aprenda com a “longa experiência do Botsuana”. Por sua vez, a presidência do Botsuana manifestou a intenção de reforçar a cooperação nas áreas dos transportes, destacando a importância da localização geográfica de Moçambique, com acesso direto ao oceano Índico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Botsuana é um país do interior e é do nosso interesse aproveitar a localização geográfica de Moçambique para ter acesso ao mar”, afirmou o governante, observando que as relações entre os dois países são históricas.

Na altura foi também assinado um memorando que prevê a construção do Museu Samora Machel no Botsuana. A iniciativa visa lembrar a vida e obra do primeiro Presidente de Moçambique e que passou pelo Botsuana durante a luta de libertação colonial de Moçambique.

Já em fevereiro deste ano, o embaixador do Botsuana em Maputo foi o único africano a fazer parte do grupo de sete diplomatas (mais o representante da UE) convidados pela presidência a integrar o Grupo de Contacto para o apoio ao diálogo para a paz em Moçambique.