O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou domingo os democratas que a atual lei de saúde criada pelo ex-presidente Barack Obama, conhecida como “Obamacare”, está com “sérios problemas” e precisa de muito dinheiro para sobreviver.

“‘Obamacare’ está com sérios problemas. Os democratas necessitam de um grande capital para que continue a funcionar, ou morrerá bastante antes do que imaginaram”, escreveu Trump na rede social Twitter. Trump, aparentemente, referia-se à possibilidade de que o seu Governo acabe com os subsídios federais que permitem as pessoas com baixos recursos aceder a um seguro médico.

Atualmente, os republicanos do Congresso dos Estados Unidos estão a trabalhar para chegar a um acordo sobre um novo projeto de lei que substitua a atual lei de saúde de Obama, proclamada em 2010.

Trump tentou substituir a lei de Obama com outra da sua autoria, mas foi rejeitado com votos contra dos congressistas ultraconservadores da Freedom Caucus, tendo esta sido a primeira derrota legislativa do atual presidente norte-americano. Os republicanos estão a tentar há anos acabar com a lei de saúde de Obama, mas não conseguem colocar-se de acordo sobre a forma de o fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR