Mais vale prevenir do que remediar. Pode parecer uma lengalenga do tempo das nossas avós, mas, se pensar bem, faz muito mais sentido do que parece. E no que ao cabelo diz respeito também. Na língua inglesa, o termo “bad hair day” tornou-se um chavão universal e, na verdade, estudos realizados na Universidade de Yale indicaram que estes “dias de cabelo mau” são reais e produzem consequências negativas na perceção que temos de nós próprios, afetam a autoestima e intensificam as inseguranças sociais.

Curiosamente, tanto as mulheres como os homens são afetados negativamente pelos problemas capilares, sendo a queda de cabelo a maior preocupação.

Cinco perfis de queda: descubra o seu

Há cinco momentos na nossa vida em que podemos passar por um período de queda. A que é gerada pelo stresse (e, infelizmente, inevitável para 50% das pessoas), a queda sazonal (que é normal e nos afeta a todos na mudança de estação, podendo ser mais ou menos intensa), a queda pós-parto (depois da gravidez, as mulheres passam por um período de queda excessiva mas é reversível), a queda na menopausa (quando o cabelo fica progressivamente mais fraco, fino e menos denso) e, por último, a de causa hereditária (uma pré-disposição resultante do nosso próprio património genético e que, normalmente, afeta mais os homens).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O British Journal of Dermatology explica que um cabelo humano demora entre dois a seis anos a crescer. E, em qualquer momento, 90% do cabelo está em fase de crescimento enquanto os restantes 10% estão em fase de repouso durante cerca de três meses antes de cair. Este é o ciclo normal. Mas há fases mais propensas a uma queda, como após o verão, quando se torna mais intensa para cerca de 70% das pessoas, devido à fragilização causada pelo sol, água, sal, cloro e desidratação. Além disso, o próprio cabelo reage ao ambiente. O que significa que, se estiver fraco, o corpo vai prender os fios em repouso durante o verão, para proteger o couro cabeludo contra o sol forte da época. O que é que acontece cerca de 100 dias depois? Estamos no Outono. E o cabelo? Começa a cair, resultando numa queda sazonal acentuada.

6 fotos

O que fazer para prevenir e combater a queda?

Regressando ao início, mais vale prevenir do que remediar. Já diziam as nossas avós e, afinal, tinham mesmo razão. Se não esperar pela queda para atuar, e optar por um programa de manutenção para fortalecer o bolbo capilar para que consiga um fio mais espesso e resistente agora – no fim do inverno – vai fazer com que, durante os meses de calor que se avizinham, o cabelo se consiga proteger de uma queda acentuada posterior. Pode usar ampolas, champôs próprios, tomar vitaminas, fazer tratamentos para a queda de cabelo e usar protetores solares capilares. Tudo o que fortaleça os fios é um bom começo.

Além disso, um dos grandes problemas para quem sofre de queda de cabelo é saber a fonte do problema. Será stresse? Será do tempo? Será hereditária? E se não se sabe o que está a despoletar a queda como é que se consegue atuar? Dercos Aminexil Clinical 5 de Vichy é uma fórmula nova que vem responder a esta dificuldade sentida por homens e mulheres, porque consegue atuar em todas estes perfis de queda. Num mercado com tantas opções disponíveis, esta é uma resposta fácil, eficaz e adaptada a todos os problemas.

E mais do que tratar, também ajuda a proteger os fios porque vai atuar em cinco alvos identificados como determinantes na queda do cabelo – reforça a ancoragem do cabelo, melhora a microcirculação no couro cabeludo, deixa os fios visivelmente mais fortes e resistentes, diminui os desequilíbrios no couro cabeludo que estimulam a queda e reforça a barreira de proteção capilar.

E depois?

Depois, respeite o seu couro cabeludo. No início do ano, o jornal New York Times escrevia que as mulheres estão a lavar o cabelo menos de três vezes por semana pela primeira vez em dez anos. O que traz vantagens: lavagens menos frequentes fazem bem à saúde do cabelo porque os óleos que são produzidos naturalmente pelo couro cabeludo ajudam a manter os fios hidratados e saudáveis.

Por outro lado, lavar o cabelo ajuda a eliminar os 100 fios de cabelo que caem todos os dias. Espaçar demasiado as lavagens em períodos de queda, poderá ser enganador e até mesmo contraproducente, pois dá a ilusão de que estamos a perder mais cabelo, o que vai gerar mais preocupação, stresse e queda. Use o senso comum para não se preocupar desnecessariamente.

Mas há outras medidas que pode tomar para prevenir a queda durante os próximos meses: evite esfregar o cabelo com a toalha depois do banho ou penteados apertados, use protetores de calor antes de secar o cabelo e proteja os fios da exposição solar.

Para mais informações sobre Dercos Aminexil Clinical 5 consultar o site de Vichy.