O presidente da câmara municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou esta quarta-feira, em entrevista ao Público, que não espera um “passeio” na próxima campanha eleitoral, mas desvalorizou o escolhido por Passos Coelho para o enfrentar nas autárquicas: “No caso do PSD, não conheço o candidato [Álvaro Almeida], mas com certeza ficarei a conhecê-lo“.

Rui Moreira garantiu que nunca falou com a secretária-geral adjunta do PS sobre lugares dos socialistas na sua lista à câmara. Ana Catarina Mendes disse que os socialistas teriam uma representação “expressiva” numa eventual futura vereação de Rui Moreira. Já o autarca garante: “Nunca falei com ela sobre esse assunto.” No entanto, enalteceu a “lealdade” de Manuel Pizarro, sem esclarecer se será o seu número dois.

Na mesma entrevista, o presidente da câmara do Porto elogiou António Costa, afirmando que o primeiro-ministro “revelou não só inteligência como também um grande respeito pela cidade do Porto, dizendo que se é isto [apoio a Rui Moreira] que os portuenses e o PS do Porto querem, então faça-se assim.” Rui Moreira negou ainda ter um acordo secreto com Costa para ser eurodeputado ou ministro:

Não serei nem uma coisa nem outra. Não quero sair do Porto. Não tenho vontade nenhuma de sair do Porto, como já demonstrei noutras vezes.”

Rui Moreira falou ainda sobre o “Caso Selminho”, em que uma empresa da família de Moreira reclama direitos de construção num terreno, mas a autarquia não o autoriza. O caso dura há anos e estava em tribunal, mas ganhou especial relevância no atual mandato porque o autarca acaba por estar dos dois lados da barricada. Ao Público, o autarca é claro: “Que eu saiba o único processo que existe é uma queixa-crime apresentada por mim contra desconhecidos.”

O presidente da câmara do Porto nega uma mudança de atitude desde que está no executivo. Rui Moreira garante que a autarquia no seu mandato “fez exactamente o que sempre fez. A Câmara continua a defender os seus integrais direitos, continua a litigar. A única coisa que havia é que impediu-se uma sentença que com toda a probabilidade seria prejudicial à câmara.” Ainda assim, Rui Moreira está confiante: “Não me podem acusar de nada. Para já não me acusam de nada.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR