O Sporting garantiu esta tarde a qualificação para a final da UEFA Futsal Cup, maior competição europeia da modalidade, após vencer os russos do Ugra, atuais campeões europeus, por 2-1. Desta forma, os leões asseguraram a presença no jogo decisivo da prova pela segunda vez na sua história, defrontando agora os espanhóis do Inter Movistar, onde milita o português Ricardinho, que eliminou o Kairat Almaty por 3-2.

No primeiro jogo da Final Four que se está a realizar na imponente Arena de Almaty, no Cazaquistão (com capacidade para mais de 15.000 espetadores e um valor acima dos 150 milhões de euros), os leões colocaram-se em vantagem com um golo de Merlim (25′), no início da segunda parte, seguindo-se o 2-0 por Dieguinho aos 34′. Shayakhmetov, a menos de dois minutos do fim, reduziu para os russos quando já estavam a jogar em 5×4 com guarda-redes avançado. Ao intervalo, o resultado apontava para um atípico nulo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No outro encontro do dia, os espanhóis do Inter Movistar eliminaram os anfitriões Kairat Almaty, vencendo por 3-2 uma meia-final disputada até ao último segundo. O português Ricardinho foi o grande destaque da partida com um bis. Ortiz, a menos de dois minutos do final, sentenciou o triunfo dos comandados de Jesús Velasco.

Esta é a segunda vez que o Sporting atinge a final da UEFA Futsal Cup, depois da derrota com os italianos do Montesilvano por 5-2 em 2011, curiosamente também em Almaty (no pavilhão Baluan Sholak). Na meia-final, os leões tinham eliminado os anfitriões, o Kairat, por 3-2. João Matos, Deo e Caio Japa estiveram nessa Final Four (tal como Djô e Pedro Cary, que ainda estão no plantel verde e branco mas que se encontram lesionados).

De referir que o Benfica é ainda hoje a única equipa portuguesa que conquistou a UEFA Futsal Cup, em 2010, no Pavilhão Atlântico hoje Meo Arena, quando venceu os espanhóis do Interviú (atual Inter Movistar) por 3-2 após prolongamento.