Anunciado como o futuro crossover compacto do fabricante sul-coreano, posicionado em termos de gama logo abaixo do Tucson, o Hyundai Kona, que em Portugal exibirá – por razões óbvias – o nome de Kauai, outra região do Havai, acaba de dar a cara, através de uma imagem divulgada pelo próprio fabricante. E que, apesar de se tratar ainda de nada mais que um desenho, não deixa de prometer bastante quanto àquilo que será o pequeno SUV.

A imagem, anunciadora de um modelo de linhas acentuadamente agressivas, dá a conhecer uma nova grelha frontal em cascata, a par de dois conjuntos de luzes, com as diurnas, em LED, a surgirem assumidamente subidas, junto a um capot marcado por várias vincos longitudinais. Mais abaixo, os faróis principais, também em LED, numa disposição que faz lembrar o americano Jeep Cherokee.

Em comunicado, a Hyundai garante que o Kauai ostentará “uma frente confiante” e de “carácter inovador”, anunciadora de “formas elegantes e expressivas”, ao passo que, no interior, o condutor terá à sua espera “uma posição de condução elevada”, capaz de assegurar não só “maior visibilidade”, mas também um maior conforto.

Rival de propostas como o Renault Captur, o Nissan Juke ou o Mazda CX-3, por conhecer continuam apenas aquelas que serão as opções, em termos de motores, para este Hyundai Kauai. Embora, pelo facto de utilizar uma versão modificada da plataforma estreada no Hyundai i20, com várias soluções mecânicas oriundas do maior i30, seja de acreditar que venha a dispor das mesmas motorizações que representam o grosso da oferta nesses dois modelos coreanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, é expectável que o Kauai venha a estar disponível com blocos de quatro cilindros, tanto a gasolina como diesel, e até mesmo com um tricilíndrico, com as potências a poderem variar entre os 100 e os 175 cv. Já em termos de transmissão, a opção de fábrica deverá passar por soluções manuais (a existir, a caixa DCT, deverá ser um opcional), conjugadas com sistemas de tração apenas dianteira. Ainda que o 4×4 possa vir a estar disponível, igualmente como opcional.

Garantido fica, no entanto, que o Hyundai Kauai será oficialmente apresentado no próximo Verão, com o lançamento no mercado a ter lugar, muito provavelmente, ainda este ano ou no início de 2018.

A caminho estará também um modelo similar da “irmã” Kia, construtor que não recorre a nomes de ilhas havaianas para baptizar os seus SUV, o que o afastará de alguma polémica. Ao que parece, vai chamar-se apenas Stonic.