Hyundai

Hyundai Kona (ou Kauai) mostra a face

Aguardado já para este Verão, o futuro crossover compacto da Hyundai, Kona em todo o mundo, mas que em Portugal adoptará o nome de Kauai, revela a face dianteira frente. E a coisa promete!

Autor
  • Francisco António

Anunciado como o futuro crossover compacto do fabricante sul-coreano, posicionado em termos de gama logo abaixo do Tucson, o Hyundai Kona, que em Portugal exibirá – por razões óbvias – o nome de Kauai, outra região do Havai, acaba de dar a cara, através de uma imagem divulgada pelo próprio fabricante. E que, apesar de se tratar ainda de nada mais que um desenho, não deixa de prometer bastante quanto àquilo que será o pequeno SUV.

A imagem, anunciadora de um modelo de linhas acentuadamente agressivas, dá a conhecer uma nova grelha frontal em cascata, a par de dois conjuntos de luzes, com as diurnas, em LED, a surgirem assumidamente subidas, junto a um capot marcado por várias vincos longitudinais. Mais abaixo, os faróis principais, também em LED, numa disposição que faz lembrar o americano Jeep Cherokee.

Em comunicado, a Hyundai garante que o Kauai ostentará “uma frente confiante” e de “carácter inovador”, anunciadora de “formas elegantes e expressivas”, ao passo que, no interior, o condutor terá à sua espera “uma posição de condução elevada”, capaz de assegurar não só “maior visibilidade”, mas também um maior conforto.

Rival de propostas como o Renault Captur, o Nissan Juke ou o Mazda CX-3, por conhecer continuam apenas aquelas que serão as opções, em termos de motores, para este Hyundai Kauai. Embora, pelo facto de utilizar uma versão modificada da plataforma estreada no Hyundai i20, com várias soluções mecânicas oriundas do maior i30, seja de acreditar que venha a dispor das mesmas motorizações que representam o grosso da oferta nesses dois modelos coreanos.

Assim, é expectável que o Kauai venha a estar disponível com blocos de quatro cilindros, tanto a gasolina como diesel, e até mesmo com um tricilíndrico, com as potências a poderem variar entre os 100 e os 175 cv. Já em termos de transmissão, a opção de fábrica deverá passar por soluções manuais (a existir, a caixa DCT, deverá ser um opcional), conjugadas com sistemas de tração apenas dianteira. Ainda que o 4×4 possa vir a estar disponível, igualmente como opcional.

Garantido fica, no entanto, que o Hyundai Kauai será oficialmente apresentado no próximo Verão, com o lançamento no mercado a ter lugar, muito provavelmente, ainda este ano ou no início de 2018.

A caminho estará também um modelo similar da “irmã” Kia, construtor que não recorre a nomes de ilhas havaianas para baptizar os seus SUV, o que o afastará de alguma polémica. Ao que parece, vai chamar-se apenas Stonic.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ensino Superior

Bolonha, 20 anos depois

José Ferreira Gomes

Temos um falso sistema de dois ciclos de licenciatura e mestrado porque se está a generalizar a prática de admitir a mestrado estudantes que não concluíram a licenciatura. Estranho? Não em Portugal!

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)