Marca britânica conhecida pelos seus modelos desportivos de luxo, invariavelmente materializados em carroçarias do tipo sedan, coupé ou roadster, a verdade é que a Aston Martin também já se aventurou em terrenos menos conhecidos, tendo mesmo chegado a fabricar, a pedido, uma carrinha – a V8 Sportsman Estate. Da qual, saliente-se, foram construídas apenas três unidades, sendo que uma delas vai agora a leilão.

Esta verdadeira raridade vai ser leiloada já no próximo mês de Maio, pela Bonhams, tudo apontando para que, embora a base de licitação comece nos 360 mil euros e as previsões sejam de que possa chegar aos 410 mil euros, a V8 Sportsman Estate venha a a ser arrematada por muito mais.

Sobre o carro, importa recordar que resultou de um pedido feito, em 1996, à Aston Martin por dois irmãos suíços, que pretendiam um modelo da marca que conseguisse unir ao carácter desportivo uma maior funcionalidade. Tendo a fábrica respondido com esta solução, concebida a partir de um dos modelos que comercializava à época – o V8 Coupé, sucessor do conhecido Virage.

Utilizando todos os atributos técnicos e mecânicos deste último modelo, a V8 Sportsman Estate conta, inclusivamente e como o próprio nome indica, com o mesmo V8 do Coupé, a debitar 330 cv. E que, entre outros atributos, permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 257 km/h, com os 100 km/h a surgirem no conta-quilómetros em menos de 7 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na caso concreto da unidade que vai agora a leilão, ostenta o chassi número SCFCAM2SCTBL79007 e apresenta como curiosidade extra o facto de ter saído da linha de montagem em Julho de 1996, como V8 Coupé. Tendo sido em seguida devolvida, para então ser transformada no carro que é hoje em dia.

Esta V8 Sportsman Estate surge com volante à esquerda, e não à direita, além de contar com transmissão automática. Sendo que, desde que saiu da linha de montagem, terá sido sempre assistida pelos serviços da Aston Martin, facto que acabou por contribuir para que, apesar dos 20 anos já passados, a carrinha continue na sua melhor forma – tanto no exterior, marcado pelo Verde British Racing que é a sua cor original, como no interior, onde a pele, também de cor verde, e a madeira de nogueira, permanecem quase iguais ao dia em que saiu da linha de montagem.

Especialmente para aqueles que estarão já a pensar fazer uma oferta (a qual, refira-se, poderá ser encaminhada através do site da leiloeira Bonhams), importa ainda dizer que esta V8 Sportsman Estate teve o seu motor completamente reconstruído pela fábrica em 1999, com o qual rodou, até ao momento, apenas 9.263 km. Ao todo, e desde que saiu da fábrica, não cumpriu mais que 21 mil quilómetros.

Foi também nessa altura que esta carrinha conheceu o seu segundo dono, um coleccionador de arte francês de nome Fedoroff, o qual, após a compra, a registou no Mónaco. Com a morte do proprietário, em 2014, a Sportsman foi novamente vendida, em leilão, acabando por ir parar a uma colecção privada de modelos Aston Martin. De onde, depois de ter sido assistida pela última vez nos serviços da marca britânica em Fevereiro último, a V8 Sportsman Estate sai agora, para ir de novo à praça, já no próximo dia 13 de Maio.

A sustentar não só a raridade, mas também todo um percurso de duas décadas de existência, com esta carrinha é disponibilizada toda a documentação, livro de revisões incluído, além dos acessórios e elementos de personalização que fazem da mesma um automóvel que vale a pena licitar.