A ideia, à partida, não terá parecido descabida: para promover as vendas do 208 na Alemanha, a filial local da Peugeot montou, em conjunto com a Sixt-Leasing e a empresa de serviços de Internet 1&1, uma campanha promocional que previa o leasing do veículo por um valor de 99€ mensais, já com seguro e imposto de circulação incluídos. O problema é que, segundo avança o Automobilwoche, a iniciativa foi vítima do seu próprio sucesso e, ao invés dos 300 exemplares inicialmente previstos, ao que tudo indica, mais de 5.000 unidades do utilitário da marca do leão acabaram por ser transaccionadas por esta via.

A situação causou mal-estar em vários sectores, nomeadamente junto da rede comercial da Peugeot. Os concessionários criticaram o facto de a campanha implicar um desconto na casa dos 40%, logo, um prejuízo para a marca, e a sua incapacidade para acompanhar uma medida desta dimensão. Dúvidas houvesse acerca da sua razão, atente-se nos números: depois de ter vendido 2749 unidades do 208 durante todo o primeiro trimestre de 208, os cerca de 5.000 comercializados em poucos dias através desta campanha representam praticamente o dobro desse valor!

Por tudo isto, na passada sexta-feira, a PSA decidiu, não só suspender prematuramente a promoção, como despedir três dos principais executivos de topo da Peugeot na Alemanha: o director-geral e os responsáveis pelas vendas empresariais e pelo negócio de leasing. Até que os seus lugares sejam ocupados, o grupo francês fez saber que as respectivas funções serão interinamente asseguradas pelo director-geral da PSA naquele país, Alberic Chopelin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR