Um cidadão de nacionalidade suíça foi detido em Frankfurt sob a suspeita de espionagem. O anúncio foi feito pelo procurador federal da Alemanha no respetivo site da Internet e a decisão foi justificada pela alegação de que o homem em causa estaria a desenvolver atividades de espionagem a favor de uma “potência estrangeira”.

Identificado como “Daniel M.”, o alegado espião, com 54 anos de idade, é suspeito de investigar, desde 2012, funcionários da administração fiscal germânica que estariam a tentar comprar discos contendo informação sobre contribuintes alemães perseguidos por fugirem aos impostos e que serão detentores de contas bancárias na Suíça, de acordo com o jornal Die Welt. A polícia realizou buscas em diversas casas e empresas na região de Wetterau, a nordeste de Frankfurt.

Diversos estados da Alemanha têm-se disponibilizado para pagar somas elevadas, por vezes na ordem dos milhões de euros, por discos compactos, fornecidos por “gargantas fundas”, que armazenam informação sobre cidadãos germânicos que são suspeitos de fraude e evasão fiscal. O ministro das Finanças da Renânia do Norte-Vestfália afirmou, na sequência da detenção, que o governo que integra não vai cessar as compras de informação sobre contribuintes faltosos porque “a evasão fiscal não virá à luz do dia de outras formas”.

As autoridades suíças já criticaram a prática da administração fiscal alemã de adquirir informação sobre contas bancárias constituídas junto de instituições financeiras helvéticas. Em 2012, a associação que reúne os bancos suíços qualificou a atuação alemã como “absolutamente inaceitável”, refere a Bloomberg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR