Morreu Sodimedjo, o indonésio que alegava ser a pessoa mais velha do mundo, aos 146 anos. Também conhecido como Mbah Gotho, o homem tinha em sua posse documentos que alegavam que nascera a 31 de dezembro de 1870.

Mbah Gotho faleceu na província de Java Central, onde vivia, tendo alegadamente completado 146 anos de vida em janeiro deste ano. Apesar da existência de uma espécie de certidão de nascimento e de fontes oficiais indonésias terem confirmado a sua validade, a Indonésia só começou a registar os nascimentos em 1990 (e já antes existiram erros semelhantes).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Homem mais velho do mundo celebrou 146 anos. O segredo? Paciência

O indonésio foi levado para o hospital a 12 de abril, sendo que seis dias depois teve alta, depois de tanto insistir em regressar a casa. Nos últimos dias de vida, contou o neto à BBC, deixou de comer e de beber.

A ser ou não verdade o facto de ter vivido até aos 146 anos, Mbah Gotho creditava a sua longevidade à paciência e ao facto de estar rodeado de pessoas que o amavam, mesmo tendo sobrevivido a dez irmãos, quatro mulheres e a todos os seus filhos, além de fumar diariamente.

Emma Morano, a última pessoa nascida no século XIX ainda viva, morreu aos 117 anos

Gotho nunca chegou a constar nos recordes do Guiness — a francesa Jeanne Calment, que morreu as 122 anos, é quem detém o título de pessoa mais velha do mundo.