O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi venceu as primárias para a liderança do Partido Democrata (P, centro-esquerda) com 70% dos votos, segundo os resultados definitivos publicados nesta segunda-feira. No total 1.848.658 pessoas participaram na votação que decorreu no domingo, segundo o PD, menos do que os 2,8 milhões que participaram nas primárias em 2013.

Os dois rivais de Renzi, Andrea Orlando, atual ministro da Justiça, e Michele Emiliano, considerados mais à esquerda, obtiveram 19,5% e 10,49% dos votos, respetivamente. “Esta é uma responsabilidade extraordinária, agradeço de todo o coração aos homens e mulheres que acreditam na Itália. Avançamos juntos!”, afirmou Renzi no domingo à noite.

O antigo primeiro-ministro italiano, 42 anos, demitiu-se em dezembro, após uma derrota no referendo constitucional e em fevereiro deixou a liderança do PD, procurando nova legitimidade face à contestação que surgiu na ala mais à esquerda do partido.

Agora deverá preparar-se para as próximas eleições legislativas, previstas para o início de 2018. Segundo a imprensa italiana, Renzi gostaria que a votação fosse já no outono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR