Tech Auto

Audi vai (mesmo) à Lua. Mas antes passa pelo cinema

A marca germânica anda a trabalhar, desde 2015, num veículo para a exploração espacial. O Audi lunar quattro está quase pronto para uma missão real, mas antes pode ser visto num cinema perto de si.

“Alien: Covenant” estreia-se em Portugal a 18 de Maio. O filme, que marca o regresso de Ridley Scott ao universo “Alien” conta com um actor improvável: o Audi lunar quattro, que assim faz a sua primeira aparição cinematográfica, e logo numa película de ficção científica. Este veículo resulta de uma colaboração, iniciada em 2015, entre a marca dos quatro anéis e a startup, também alemã, Part-Time Scientists.

Mas, antes da realidade, um pouco de ficção. Em mais uma sequela da saga “Alien”, a tripulação da nave colonizadora Covenant, que viaja com destino a um planeta remoto situado no extremo da galáxia, descobre o que eles começam por considerar um paraíso inexplorado. Ainda que, na verdade, seja um mundo obscuro e perigoso. A missão do Audi lunar quattro, como parte integrante da Covenant, é ajudar Faris (Amy Seimetz) a navegar e a avaliar o desafiante e desconhecido terreno de um novo planeta.

“Integrar o Audi lunar quattro no filme insere-se no âmbito de uma parceria entre a Twentieth Century Fox e a Audi. A saga ‘Alien’ é perfeita para despertar o interesse no veículo lunar desenvolvido pela Audi e para mostrar as tecnologias inteligentes da marca num ambiente visionário”, comenta o vice-presidente internacional de Marketing e Comunicação da Audi, Giovanni Perosino.

Por seu turno, o vice-presidente de Marketing e Patrocínios Twentieth Century Fox, Zachary Eller, sublinha as vantagens desta colaboração, destacando que esta não só permite colocar em evidência “o trabalho inovador que a Audi está a fazer no domínio da exploração espacial”, como também conferiu aos cineastas a possibilidade de “integrar tecnologia de ponta real no seu mundo futurista”.

Fruto desta colaboração, a Twentieth Century Fox fez uma curta-metragem, em que o Audi lunar quattro surge a patrulhar um navio. O veículo detecta uma forma de vida não identificada e prepara-se para investigar:

Ficção à parte, segundo o comunicado emitido pela marca germânica, o Audi lunar quattro está pronto para uma verdadeira ida à Lua. De há dois anos a esta parte, a marca dos quatro anéis tem vindo a trabalhar com uma equipa liderada por Robert Böhme, fundador e CEO da Part-Time Scientists, no desenvolvimento do rover lunar. Os técnicos da Audi têm contribuído, entre outros aspectos, com o conhecimento que detêm em termos de sistemas de tracção integral (tecnologia quattro), construção leve, e desenvolvimento de veículos com motores eléctricos ou híbridos plug-in (e-tron).

Resultado? Conforme a nota enviada à imprensa, a escolha dos melhores materiais permitiu reduzir em 30 kg o peso de veículo lunar, com 85% deste a ser em alumínio – material que ganha forma recorrendo à tecnologia de impressão de metal em 3D. Um painel solar giratório fornece energia ao rover que, além do mais, conta com o sistema quattro e com um motor e-tron.

A ida à Lua já esteve mais longe, garante a Audi, anunciando que esta missão está prestes a cumprir-se. Num futuro muito próximo. Mas, para já, aventuras espaciais só na grande tela.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site