Como é que se consegue que alguém que sempre foi o rufia da turma com más notas, de repente comece a empenhar-se e mude de registo? A resposta é simples e tem vindo a ser posta em prática com excelentes resultados pela Fundação Benfica nos últimos oito anos: envolvendo-o e motivando-o – a ele e aos pais – numa dinâmica que assenta no reconhecimento do seu talento.

Foi isso que mudou a vida de Leandro Fernandes quando o projeto “Para ti Se não faltares!” chegou à sua escola, em Lisboa, estava ele ainda no 7º ano. “Assinei o contrato com o projeto e a partir daí foi sempre a melhorar”, diz, assumindo que antes de conhecer a Fundação Benfica vivia uma situação completamente diferente: “Portava-me mal e prejudicava os colegas que queriam aprender, mas depois comecei a mudar o comportamento e isso refletiu-se nos meus resultados escolares”. A transformação foi tal que, chegado agora ao 12.º ano, percebeu que queria ir para a universidade estudar Direito, algo que provavelmente nunca antes lhe teria passado pela cabeça.

Mudanças como a de Leandro há muitas no âmbito do projeto “Para ti Se não faltares!”, um dos muitos que a Fundação Benfica desenvolve com o objetivo de levar a solidariedade social do clube até à população, contribuindo para a luta contra a exclusão e o insucesso e abandono escolar.

Os resultados estão à vista de todos e só este projeto atingiu já uma taxa de recuperação de insucesso de 87%. O que equivale a dizer que muitas crianças e jovens conseguiram manter-se na escola, aproveitando a oportunidade de desenvolvimento que esta proporciona, ficando mais capazes de escapar ao ciclo de iliteracia e pobreza que caracteriza algumas das famílias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ajude a Fundação Benfica no seu IRS

Mostrar Esconder

Cumprir objetivos com excelência e continuidade é algo que exige um elevado financiamento e, para isso, a Fundação Benfica conta com o contributo de todos os portugueses. Uma das formas possíveis é simples e pode ser feita agora mesmo, através da declaração de IRS. Basta preencher o quadro 11 do modelo 3 da declaração de IRS colocando o número de contribuinte 509 259 740. A consignação de IRS não tem custos para o contribuinte, já que permite doar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado.

Jorge Miranda reforça esta ação, lembrando que assim “o dinheiro do coletivo é injetado no desenvolvimento, criando mais riqueza no futuro, investindo nas pessoas quando elas precisam que o façam”.

Outras formas de ajudar passam pela realização de donativos ou, até, de trabalho voluntário. Para mais informações, consulte o site da Fundação Benfica.

Mas porque é que um clube como o Sport Lisboa e Benfica se propõe fazer isto? Jorge Miranda, diretor coordenador da Fundação, explica que o objetivo passou por “levar a solidariedade social do clube à população, não apenas aos adeptos mas como um exercício de responsabilidade social ao nível do país e para lá do país, porque o Benfica tem uma implantação cada vez mais global”. No fundo, trata-se de “estruturar a solidariedade que o clube sempre praticou ao longo da sua história, mas agora de forma organizada”, explica.

Ajuda além-fronteiras

A Fundação atua em duas frentes: dentro e fora de Portugal. A Assistência Humanitária, através de parcerias com agências das Nações Unidas e governos de diversos países, leva o apoio além-fronteiras, sobretudo em situações relacionadas com catástrofes naturais e sociais. Já no caso dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, onde a implantação do clube é maior, a ajuda não se limita às situações de emergência, estendendo-se ao desenvolvimento local.

Em Portugal, o caminho escolhido para cumprir a missão da Fundação foi através do combate ao abandono e insucesso escolar. Segundo Jorge Miranda, esta tem sido uma luta ganha até ao momento: “Está a contribuir para levar crianças e jovens em risco para o único elevador social que nós temos, que é a educação. Trata-se de um projeto de qualificação de capital humano para a integração social, mas com uma dimensão estratégica para o país, para a economia e para o futuro”, sintetiza.

5 fotos

Os projetos da Fundação Benfica

Para ti Se não faltares!

Objetivo: Combate ao absentismo, abandono e insucesso escolar de crianças e jovens.

Beneficiários: Cerca de 3 mil crianças e jovens e respetivas famílias em escolas de todo o país.

Ações realizadas: O projeto acompanha grupos de 60 crianças e jovens durante três anos em diversas escolas. Concretiza-se através de sessões regulares de âmbito lúdico, pedagógico e desportivo com atribuição regular de prémios mediante a concretização de objetivos previamente negociados (assiduidade, avaliação escolar, etc.).

KidFun – Educação para Valores

Objetivo: Apoiar a escola e a família na educação das crianças, motivando à descoberta e aprofundamento dos valores fundamentais de conduta e de vida em sociedade.

Beneficiários: Mais de 25 mil crianças desde 2014 de Norte a Sul de Portugal.

Ações realizadas: Presença da equipa do projeto e do estádio insuflável KidFun em várias escolas e eventos.

Benfica Faz Bem

Objetivo: Reforço da autoestima, confiança, alegria e adoção de estilos de vida saudáveis em diferentes públicos-alvo, sobretudo crianças e jovens.

Beneficiários: Mais de 30 mil beneficiários desde 2009 em todo o território nacional.

Ações: Formato diversificado que passa, por exemplo, pela realização de sonhos (como o contacto com atletas de futebol profissional, etc.).

Desporto Inclusivo

Objetivo: Inclusão através do desporto.

Beneficiários: Mais de 500 pessoas de todas as idades.

Ações: Sessões de Desporto Adaptado e de Walking Football, colaboração com a Seleção Nacional de Futebol de Rua, participação em torneios internacionais, entre outras.

Assistência Humanitária

Objetivo: Apoio em situações de catástrofe natural, decorrentes das mudanças climáticas ou dos movimentos migratórios.

Beneficiários: Populações do Haiti, África, Madeira ou Nepal, entre outras, beneficiaram de donativos de cerca de 1 milhão de euros.