Rádio Observador

Presidenciais em França

Obama apoia Macron. “Ele fala às esperanças das pessoas e não aos seus medos”

679

O antigo presidente dos EUA gravou um vídeo de apoio a Emmanuel Macron, em que garante: "Quero que todos os meus amigos em França saibam o quanto estou a torcer pelo seu sucesso".

WIN MCNAMEE / POOL/EPA

Depois de Marine Le Pen o ter acusado de ter uma conta nas Bahamas — o que já motivou a abertura de um processo preliminar por parte do Ministério Público francês –, Emmanuel Macron recebeu esta quinta-feira um apoio de peso: o de Barack Obama.

Num vídeo de um minuto que Macron partilhou no Twitter, Obama elogia o projeto do candidato independente às presidenciais francesas, sublinhando que Macron se “levantou pelos valores liberais, projetou uma visão sobre o importante papel da França na Europa e em todo o mundo, e está comprometido com um melhor futuro para o povo francês”.

Para o antigo presidente dos EUA, Macron “fala às esperanças das pessoas e não aos seus medos”. Por isso, Obama recorda como gostou “de falar com Emmanuel recentemente, para o ouvir sobre o seu movimento independente e sobre a sua visão para o futuro de França”.

“Não planeio envolver-me em muitas eleições, agora que já não tenho de me candidatar novamente. Mas a eleição em França é muito importante para o futuro de França e para os valores com que nos preocupamos tanto, porque o sucesso de França importa para todo o mundo”, diz Obama no vídeo, sublinhando que admirou a campanha de Macron.

“Sei que enfrenta muitos desafios e quero que todos os meus amigos em França saibam o quanto estou a torcer pelo seu sucesso”, afirma Barack Obama. “Devido à importância desta eleição quero saibam que eu apoio Emmanuel Macron”, conclui, terminando o vídeo em francês, com uma referência ao nome do movimento liderado por Macron: “En Marche, vive la France!”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt
Política

De Trump a Macron, do populismo ao elitismo

Rui Ramos

Quando vão aparecer as imitações de Macron? Muita gente já se deve andar a ver ao espelho, a confirmar que tem o cabelo e o sorriso certos. No Porto, o divórcio municipal já foi atribuído a Macron  

Presidenciais em França

O anjo

Maria João Avillez

Emmanuel Macron sabe ao pormenor o que está a fazer: encarnar num mito. Um misto de pai, chefe, condutor do povo, inspirador das massas. Emmanuel quer dizer Deus connosco. Pode ser perigoso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)