As Finanças já deram ordem para reembolsos de 495 milhões de euros até ao dia 2 de maio. Este valor corresponde à liquidação de quase 600 mil declarações (591.489), de acordo com informações avançadas pelo Ministério das Finanças. O número de contribuintes já reembolsados representa cerca de 15 vezes mais do que o verificado no mesmo dia do ano passado, em que se verificaram demoras no processamento.

O número de contribuintes já reembolsados representa cerca de 23% do universo de contribuintes que em 2016 teve direito a reembolsos. No ano passado, 2,6 milhões de famílias receberam 2,3 mil milhões de euros.

Uma das razões para o ritmo mais rápido de reembolsos foi a o IRS automático que permitiu um aceleração do processamento das declarações e da transferência do reembolso aos contribuintes. Esta solução só está disponível para os trabalhadores apenas com rendimentos dependentes e pensionistas.

Até dia de 2 maio, foram processadas mais de um milhão de declarações, das quais resultaram 72 mil notas de liquidação e 337 mil declarações que não tiveram reembolso nem pagamento. No primeiro mês de entrega das declarações, o fisco recebeu cerca de três milhões de declarações, um valor que está um pouco abaixo do registado em anos anteriores, o que é explicado pelo Ministério das Finanças com o facto de ter passado a existir um prazo único para a entrega das declarações e que termina a 31 de maio.

Das declarações já entregues, 20% (599 485) correspondem a confirmações de IRS automático.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR