O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter, pela primeira vez, um posto médico avançado junto ao santuário de Fátima, além de um hospital de campanha com bloco operatório e internamento, disse à Lusa o presidente do instituto.

De acordo com Luís Meira, a decisão de montar este posto médico avançado deveu-se ao “aumento expetável de visitantes e peregrinos que vão estar no santuário” de Fátima nos próximos dias 12 e 13.

Este posto faz parte do dispositivo do INEM que inclui ainda um hospital de campanha, mais afastado do recinto, com uma resposta desenhada para dois níveis, o primeiro dos quais funcionará, quarta e quinta-feira, com “uma estrutura equivalente a um serviço de urgência básica”.

“A partir do dia 12, sexta-feira, terá uma dimensão maior com capacidade cirúrgica, reforço com várias especialidades (cardiologia, medicina interna, ortopedia, pediatria, anestesia, entre outras), capacidade de internamento em ambiente de cuidados intensivos e que nos vai permitir nas imediações do santuário ter esta capacidade de resposta muito diferenciada”, disse Luís Meira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em caso de necessidade, esse hospital “poderá inclusivamente ter internamentos e intervenções cirúrgicas num processo que será articulado com os hospitais previstos no plano de contingência do Ministério da Saúde”. Em meios humanos, o INEM também atuará a dois níveis, prevendo ainda um terceiro que só será acionado em caso de exceção e catástrofe.

A resposta do instituto contará com cerca de 50 operacionais por dia em Fátima, número que aumentará para 150 a partir de sexta-feira, primeiro dia da visita do Papa Francisco.

Para o terreno irão “médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, técnicos de logística, telecomunicações, um conjunto alargado de recursos para garantir o funcionamento do dispositivo de emergência médica”, adiantou.

Estes profissionais serão apoiados por várias Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, ambulâncias do instituto e dos parceiros, motorizadas e helicópteros, um dos quais destinado apenas para um eventual transporte do Papa e um outro localizado mais próximo do santuário do que o seu posto habitual.

Apesar da existência destes meios no terreno, Luís Meira sublinha que o número de emergência (112) deve ser sempre acionado por quem precise ou acompanhe quem necessite de ajuda, pois será através desta ligação que será encaminhada a resposta mais rápida e adequada.

Segundo Luís Meira, o INEM tem os meios preparados para dar a resposta necessária, sendo o seu principal foco “garantir que tudo corra bem e que os peregrinos e todas as entidades, bem como sua santidade, saiam de Fátima satisfeitos por terem participado numas cerimónias em que não aconteceu nada de inesperado e que lhes foi proporcionada uma experiência que seguramente irão recordar para o resto das suas vidas”.

O presidente do INEM garante que os cuidados à população continuarão a ser assegurados, apesar do forte dispositivo que este organismo tem preparado para Fátima, durante a visita do Papa Francisco.

“Apesar de termos um conjunto significativo de meios que vão estar empenhados na resposta a este grande evento nacional, o dispositivo do dia-a-dia vai manter-se na mesma, sem reduções e vamos continuar a garantir o socorro nos moldes em que o fazemos diariamente”, disse Luís Meira.

Na anterior visita papal, em 2010, o INEM recebeu um agradecimento de Bento XVI pela forma como foi prestada a assistência à saúde do Papa.